Geral
Saiba como retardar o efeito do tempo sobre a pele do corpo
TERRA
Quem nunca aplicou filtro solar só no rosto que atire a primeira pedra! Pela vontade de conquistar um bom bronzeado ou por pura preguiça, muitas mulheres deixam de proteger a pele do corpo, mas, atenção, o envelhecimento atinge toda a superfície da pele e pode provocar rugas também no corpo.
Segundo a dermatologista Marcia Ramos-e-Silva, o sol acelera o processo de envelhecimento cutâneo. “Há dois tipos de envelhecimento: o cronológico, pela idade e genética do indivíduo, e o fotoenvelhecimento, no qual o sol é o responsável. O sol acelera em muito o aspecto envelhecido da pele. É a diferença que se vê numa pessoa idosa que se expôs ao sol, entre a pele da face e a das nádegas, que ficou protegida da luz”, explica a doutora.
A pele agredida pela radiação solar vai apresentar vários problemas. De acordo com Marcia, há perda de elasticidade, espessamento e enrugamento da pele, aspecto amarelado pálido e asperezas. Antes de sair de casa, o ideal é proteger as áreas que não estiverem cobertas pelas roupas e se o dia for de praia, o jeito é espalhar o bloqueador solar pelo corpo todo de maneira uniforme.
Mas além do filtro, existem outros produtos que podem retardar o envelhecimento do corpo. A dermatologista recomenda o uso de hidratantes e sabonetes adequados ao tipo de pele. O ressecamento provoca quebra e fragilidade do tecido o que também favorece o surgimento de marcas e rugas. "Com a continuação do uso por longo tempo, hidratantes ajudam, sim, mas o melhor efeito é o de disfarçar as saliências e reentrâncias da pele e suavizar a pele ao toque. A hidratação também minimiza os efeitos secundários do envelhecimento, dando à pele um aspecto melhor, diminuindo seus sintomas”, esclarece a doutora Marcia.
A grande novidade é que existem cosméticos anti-idade para outras partes além do rosto. A melhor forma de encontrar um para o seu caso é pedindo a indicação de um dermatologista. Existem diversos cosméticos anti-idade no mercado, muito parecidos com os recomendados para o rosto, apenas em dosagens e formulações diferentes. Os ativos são, em geral, os mesmos.
Essa é uma boa saída, porque um rosto que recebe boas doses diárias de colágeno não vai combinar com um corpo enrugado. Principalmente o colo, os braços e o dorso das mãos devem ser privilegiados na hora do tratamento.
Já que a pele de todo o corpo envelhece de modo homogêneo e algumas áreas sofrem com mais intensidade com a exposição ao sol, anote todas as dicas e cuidados que a dermatologista indica para você retardar o envelhecimento da sua pele toda:
Proteção solar diária,
Hidratação,
Uso de sabonetes adequados,
Cosméticos anti-idade para o corpo,
Esfoliações leves (remove células mortas e estimula a renovação da pele) e
Massagens terapêuticas.