Geral
MS participa de debate para combater turismo sexual
CG NEWS
O Ministério do Turismo promove de hoje até o dia 16 de julho, em Goiânia, os cursos de formação de multiplicadores do Projeto da Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.
A ação integra o programa Turismo Sustentável e Infância, executada pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília.
O Mato Grosso do Sul está presente no projeto através da representante do Fórum Estadual do Turismo e Fundação de Turismo de MS, Tânia Regina Comerlato; a representante da Escola de Conselhos, da UFMS, Lígia Magalhães Braga; Cristiane Ligier de Jesus Oliveira, da rede de proteção Estadual ao Combate e Abuso Sexual e Joana Queiroz dos Santos Lopes, da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de MS.
Os agentes sociais irão traçar ações de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo estadual. Dentre as ações a serem tomadas, o combate ao turismo sexual em Corumbá e outras regiões onde existe o problema.
Os participantes formularão um plano de ação para cada estado. Posteriormente, o Ministério do Turismo disponibilizará recursos para que as idéias sejam colocadas em prática.
Os multiplicadores formados e os secretários estaduais de turismo serão convidados a assinar uma carta de compromisso, que será entregue ao CNT (Conselho Nacional de Turismo) pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto.
Após o encerramento dos cursos de formação de multiplicadores, terá início a terceira fase do projeto, que prevê uma estratégia de prevenção e uma campanha nacional com foco na Copa do Mundo de Futebol de 2014.