MS
MS tem média de duas pessoas assassinadas por dia
CG NEWS
Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade dão conta de que no ano passado 703 pessoas foram assassinadas em Mato Grosso do Sul, uma média de quase duas mortes por dia.
Adolescentes com idade entre 15 e 19 anos e jovens de 20 a 29 anos aparecem como as principais vítimas. Os dados do SIM apontam que 426 pessoas foram assassinadas a tiros de janeiro a dezembro do ano passado, das quais 81 tinham entre 15 e 19 anos e outras 161 eram jovens que tinham entre 20 e 29 anos de idade.
No ano passado ocorreram 18 assassinatos a mais que em 2008, as mortes a tiros foram as que mais aumentaram, em 9%. Dentre as vítimas, aparecem quatro crianças, com idades entre 1 e 4 anos.
Foram registradas ao longo do ano passado 189 mortes por objetos cortantes ou penetrantes e também há registros de 15 mortes por estrangulamento e várias outras por outros meios, como força corporal.
Neste ano vários homicídios já foram registrados em Campo Grande, alguns casos tiveram grande repercussão, como a morte do estudante Nailton Elber Martins, de 17 anos, dentro da escola; da menina Rafaela, espancada pela mãe e o padrasto, o assassinato da arquiteta Eliane Nogueira, que foi queimada viva; o caso do instrutor do Detran Ítalo Marcelo de Brito Nogueira, baleado acidentalmente pelo amigo, filho de Policial Civil que estava com a arma do pai e nesta semana o assassinato de William de Arruda Benites, 17 anos, ocorrido no bairro Zé Pereira e que ainda não foi elucidado.
Os dados da Secretaria de Saúde apontam que de 2005 para 2008 o índice de mortalidade por homicídios saltou de 27,9 mortes a cada grupo de 100 mil habitantes para 30.