Geral
Trabalhos de contenção de erosão iniciam-se em Novo Horizonte do Sul
ASSESSORIA
Nesta Sexta-Feira (23) A Empresa Luca Assessoria Empresarial Ltda., por determinação da Agesul iniciou os trabalhos de contenção de erosão em áreas afetadas pelo desastre ocorrido em janeiro de 2010 em Novo Horizonte do Sul, as obras serão executadas nos pontos onde abriram profundas crateras nas vicinais do município decorrentes dos focos de erosão, com investimentos estimados em R$ 4.870.804,75 ( quatro milhões, oitocentos e setenta mil, oitocentos e quatro reais e setenta e cinco centavos).
Os trabalhos serão realizados de acordo com projeto elaborado pela AGESUL, que prevê a realização de escavações e barragens nos pontos que serão recuperados, o Município hoje conta com (08) oito grandes focos de erosão, dentro do projeto de reconstrução do município em parceria com os governos estadual e federal serão recuperados 04 (quatro) grandes focos nas seguintes regiões Linha Santa Rosa, Linha Figueira, Linha Boa Sorte e Linha Santa Luzia.
De acordo com Antonio Carlos Encarregado Geral das Obras pela Empresa Luca Assessoria Empresarial Ltda. após a conclusão dos trabalhos na Linha Santa Rosa será a vez da Linha Boa Sorte, a empresa tem o prazo de 120 (cento e vinte dias) para concluir as obras de recuperação das regiões citadas.
O Prefeito Municipal de Novo Horizonte do Sul Marcilio Alvaro Benedito vistoriando o local da obra, após analise do projeto elaborado pela Agesul ficou entusiasmado com os espelhos de água que formaram após a conclusão das barragens, imediatamente citou o provérbio de origem bíblica "Depois da Tempestade vem a Bonança", vislumbrando a possibilidade do represamento das águas virem a ser mais uma fonte geradora de renda aos pequenos agricultores das localidades. Notadamente Marcílio saiu com os ânimos redobrados disse que irá empenhar todo seu prestigio junto aos parceiros em Brasília para que os serviços de recuperação possam contemplar todas as regiões do município, assim desta maneira estaria solucionando um grave problema do município e abrindo nova fonte de renda aos agricultores familiares destas regiões. Sua primeira ação será determinar a Secretária de Agricultura a articulação de reunião com os agricultores familiares das regiões inicialmente contempladas para, incentivá-los a criação de alevinos.