Sob epidemia, Nova Andradina quadruplicou número de notificações de dengue em 10 dias


PUBLICIDADE

NOVA NEWS

Desde o último dia 11 de janeiro até esta segunda-feira (21), o número de notificações de dengue em Nova Andradina saltou de 60 para 250. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo a enfermeira responsável pelo setor, Ingrid Travaim, o quadro pode ser classificado como uma epidemia. Das 250 notificações levantadas, a estimativa é de que 90% dos casos sejam positivos.


Conforme a profissional, os números ainda podem subir, pois o relatório abrange apenas os registros divulgados via hospitais e unidades básicas de saúde.


Na região, municípios como Naviraí, Glória de Dourados e Fátima do Sul também estão sob epidemia. Outras cidades vizinhas devem acumular taxas preocupantes nos próximos dias.


Ano epidêmico


De acordo com Ingrid, 2013 é considerado um ano epidêmico. Característica do ciclo histórico da doença, a alternância de períodos de pico de dengue é visível em Nova Andradina. "No ano passado, por exemplo, nós tivemos 53 casos com 20 positivos", explicou a enfermeira.  


A Capital, que passou por 2012 sem epidemia, teve situação de emergência declarada hoje. Segundo a Agência Brasil, Campo Grande registra aproximadamente 715 casos suspeitos por dia e a Secretaria de Saúde já efetuou 9.320 notificações.


Casa Verde


"Embora tenha bastante casos registrados, a situação ainda está sob controle", disse a servidora sobre as notificações no distrito Nova Casa Verde.  Na localidade e assentamentos vizinhos o cenário é menos grave por não ser propício à proliferação do mosquito transmissor da dengue.


"A dengue é característica da zona urbana. Não encontramos surtos na zona rural. O mosquito precisa de várias pessoas para picar e nessas áreas a população é menor", analisou Ingrid.


Alerta


Vômitos persistentes, febre, dor de cabeça, dor abdominal, diurese (diminuição da quantidade de urina) e qualquer tipo de hemorragia. Todos os sintomas comuns da dengue devem ser observados com atenção, mas as manchas vermelhas devem receber cuidado redobrado.  Ao perceber o sintoma, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível.


Para tentar conter o avanço da doença no município, a Prefeitura passou a intensificar mutirões de limpeza e conscientização.  Novos recursos do Ministério da Saúde estão sendo pleiteados para serem investidos no combate à dengue.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE