Motim em prisão venezuelana deixa mais de 50 mortos


PUBLICIDADE

Mais de 50 pessoas morreram e 90 ficaram feridas nesta sexta-feira (25) durante um motim na prisão de Uribana, localizada no estado de Lara, na Venezuela, de acordo com o diretor do Hospital Central Antonio María Pineda, Ruy Medina.

"A informação que temos é que há 54 falecidos", assinalou o médico, antes de indicar que 12 deles morreram no hospital.

Policiais retiram presos e feridos da cadeia de Uribana, cenário de um motim que deixou mais de 50 mortos nesta sexta (25) (Foto: Reuters)Policiais retiram presos e feridos da cadeia de Uribana, cenário de um motim que deixou mais de 50 mortos nesta sexta (25) (Foto: Reuters)

"A partir das 11h da manhã de hoje começaram a dar entrada na emergência do hospital central feridos procedentes da prisão de Uribana (...) durante o dia operamos 14 feridos, que precisavam de cirurgia", explicou o diretor do hospital.

Mais cedo, a ministra de Assuntos Penitenciários, Iris Varela, havia anunciado que uma revista em busca de armas gerou choques entre os detentos e as autoridades, que deixaram um "registro de afetados" indeterminado na prisão.

"Assim que tivermos o controle absoluto das instalações do centro penitenciário de Uribana, passaremos a precisar as causas do ocorrido e o saldo das pessoas afetadas para oferecer um relatório detalhado, objetivo e veraz", assinalou Varela a jornalistas.

Em suas declarações, a ministra culpou como "detonador da violência" a imprensa local e as redes sociais por terem anunciado a revista antes de sua realização, o que teria provocado, "horas depois, um motim no interior do centro penitenciário".

Familiares de prisioneiros protestam do lado de fora da cadeia de Uribana (Foto: AFP)Familiares de prisioneiros protestam do lado de fora da cadeia de Uribana (Foto: AFP)

Segundo Humberto Prado, a revista praticada na manhã desta sexta-feira "se transformou em um enfrentamento" que se prolongou, de acordo com sua versão, de 10h às 13h locais.

A polícial local também precisou conter uma manifestação violenta de parentes de prisioneiros realizada do lado de fora da cadeia.

As penitenciárias da Venezuela estão superlotadas, gerando situações de insalubridade e violência entre presos. Dados oficiais indicam que há quase 50.000 reclusos, mas a estrutura carcerária só comporta cerca de 14.000.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE