Bolívia devolverá ao Brasil 480 veículos adquiridos de ladrões


PUBLICIDADE

CORREIO DO ESTADO

Destino de uma grande parcela dos veículos furtados ou roubados no Brasil, a Bolívia promete devolver, ainda nesta semana, um lote de quase 480 automóveis de propriedade de brasileiros e que foram parar naquele país. Muitos deles são carros que chegaram à fronteira como moeda de troca com o tráfico de cocaína.
A promessa de entrega desses carros vem se arrastando desde 2011, quando o Governo boliviano decidiu lançar mão da medida para amenizar os efeitos de uma decisão do presidente de Evo Morales, que optou por regularizar veículos que tenham entrado em seu território sem o atendimento de exigências legais, como o pagamento de impostos.
A legalização boliviana se encaminharia para o acobertamento total de produtos de ilícitos, apesar de a lei vedar a regularização de veículos com ocorrêncan de roubo e furto. Mas, diante de pressões internacionais, especialmente dos governos do Brasil, Argentina, Chile, Peru e mesmo o Paraguai, que também têm números elevados de carros roubados no Brasil, a Bolívia concordou em fazer a devolução.
Na semana passada, o Chile recebeu a primeira parte desses veículos, pouco mais de 200, e nos próximos dias fará também a devolução ao Brasil, que deverá receber cerca de 480 unidades. A data e local exatos de onde acontecerá a devolução ainda não foram informados.
Do lado boliviano pouco se fala sobre o assunto, e até mesmo em Corumbá, no tema não faz parte das conversas correntes. A representação do Consulado da Boívia em Corumbá diz não ter autorização para dar informações sobre o caso.

Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE