Geral
André, Zeca e Nei dão tom da campanha em estreia na TV
CAMPO GRANDE NEWS
Estreia no rádio e na TV, na próxima quarta-feira, as propagandas eleitorais dos candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul.
Logo na estreia, André Puccinelli (PMDB), Zeca do PT e Nei Braga (PSOL) darão o tom da campanha apresentando as linhas gerais de como será a propaganda no rádio e na televisão.
A TV é o principal instrumento de divulgação dos candidatos.
De acordo com a coligação “Amor, Trabalho e Fé”, André Puccinelli irá se apresentar e dirá como conduzirá a campanha.
Zeca do PT, da coligação “A Força do Povo”, apresentará as diretrizes de governo e as realizações de quando foi governador. “A primeira propaganda é sempre padrão”, conta o marqueteiro Toni Cotrim. Na semana passada, assessores do petistas disseram que o presidente Lula será um dos primeiros a surgir no horário gratuito para pedir votos a Zeca.
As coligações de André e Zeca evitam dar detalhes sobre as propagandas, como, por exemplo, quem irá prestar depoimentos. Para os marqueteiros, a campanha é um jogo de xadrez em que a estratégia muda conforme o movimento das peças dos adversários.
O PSOL irá apresentar Nei Braga e a vice Ivone Teodoro e falar em linhas gerais sobre as diretrizes para saúde, educação, transporte, segurança, moradia e desenvolvimento sustentável.
“Nos próximos programas, aí sim, vamos detalhar cada uma das propostas”, diz o candidato ao governo.
Começa amanhã - A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa nesta terça-feira e vai ao ar até 30 de setembro.
A primeira a aparecer será a dos candidatos a Presidente da República. Às terças, quintas e sábados serão transmitidas as propagandas de candidatos à Presidência (25min) e a de deputado federal (25min).
Já às segundas, quartas e sextas-feiras serão veiculadas as dos candidatos a governador (18min), seguida dos programas de deputado estadual (17min) e senador (15min).
Serão exibidos dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, às 6h e às 12h no rádio, e às 12h e 19h30 na TV.
Além dos blocos, haverão inserções de até 60 segundos diários ao longo da programação das emissoras, das 8h às 24h, inclusive aos domingos.
Está proibida a propaganda paga nas emissoras de rádio e TV.
A campanha na televisão deverá utilizar a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) ou o recurso de legenda. Durante a transmissão, o programa deverá ser identificado pela legenda “propaganda eleitoral gratuita”.
Tempo – Entre os candidatos a governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli terá o maior tempo de propaganda (9min38seg95), seguido por Zeca (6min16seg84) e Nei Braga (2min4seg21).