Paraguai vai criar polo com 50 indústrias na fronteira com Ponta Porã


PUBLICIDADE

DOURADOS AGORA

O Paraguai vai construir, na fronteira com Ponta Porã, um polo industrial com pelo menos 50 indústrias e gerar mais de 2.500 empregos diretos nos próximos 5 anos, com investimentos da ordem de US$ 100 milhões. Esta é a meta de Pedro Gonzales, novo governador eleito do Departamento de Amambay/Paraguai - cuja capital é Pedro Juan Caballero.

Ele apresentou essa meta ao governador André Puccinelli, com quem esteve em audiência na manhã desta quarta-feira, juntamente com sua comitiva de empresários paraguaios e o empresário sul-mato-grossense Cláudio Sertão, presidente regional do PTN, que será seu secretário de Desenvolvimento e Planejamento Industrial e Comercial.

A geração de emprego e renda na fronteira com o Brasil, segundo Gonzales, que tomará posse dia 11 de agosto, é uma forma de combater a criminalidade na região de fronteira, principalmente para o Paraguai onde há grande concentração de pobreza. O governador eleito informou que no Departamento de Amambay, que envolve 5 municípios, 38% da população é pobre e 16% vivem em condições de "extrema pobreza".

O governador André Puccinelli concorda que a geração de emprego e renda é uma forma eficiente de combater o tráfico de drogas e outras mercadorias, do roubo de veículos e outros crimes cometidos na região. Pedro Gonzales pediu o apoio do governo de Mato Grosso do Sul nesse processo.

André Puccinelli convocou, durante a presença de Gonzales em seu gabinete, seu secretariado para coloca-lo à disposição para que esse intercâmbio se fortaleça e proporcione resultados positivos para os dois lados. "Não tenha dúvida de que tudo o que estiver ao nosso alcance nós faremos pelos nossos irmãos paraguaios", comentou Puccinelli.

O governador paraguaio pretende também incrementar o policiamento na região e uma das medidas que já adiantou que vai tomar será o monitoramento de uma larga faixa de fronteira, por intermédio de 500 câmeras de vigilância. André também viu com otimismo essa medida e lembrou que o então prefeito de Ponta Porã, Flávio Kaytt tomou decisão semelhante, urbanizando a linha de fronteira, dando mais vida para o local, inclusive com jardinagem. Mesmo essa medida, simples, segundo o governador, ajudou na redução da criminalidade local.

Agenda

Antes da audiência com o governador de MS, Pedro Gonzáles esteve com parlamentares na Assembleia Legislativa. Participou da mesa de trabalho ao lado do presidente da Casa, deputado Gérson Domingos.

"Também pedimos aos parlamentares para que nos ajudem nesse processo de criação de um Polo Industrial na fronteira com Mato Grosso do Sul, para gerar emprego e renda para brasileiros e paraguaios", comentou Gonzáles, que já tem um grande número de empresários brasileiros, paraguaios e até argentinos, interessados em investir nesse polo.

Em junho Gonzáles e Cláudio Sertão seguem para São Paulo para o encontro com um grupo de empresários também interessados em fazer parte desse ousado projeto na fronteira com o Brasil.

Além de toda infraestrutura necessária para as instalações do Polo, o governo paraguaio pretende dar grandes incentivos com isenção de impostos, explicou o futuro secretário de Desenvolvimento e Planejamento Industrial e Comercial do Departamento de Amambay/Paraguai, Cláudio Sertão.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE