Maracanã inicia primeira semana de obras para Copa e reduz capacidade do estádio


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Agora não tem mais jeito. A partir desta segunda-feira (23), o Maracanã começará a entrar no processo de reforma visando o Mundial de 2014 no Brasil. Com isso, a capacidade do estádio será reduzida e o torcedor ainda terá de ficar atento a outras mudanças.

Como as obras começarão pelo anel inferior do palco, a cadeira comum, local que abrigava a antiga geral e era o setor mais barato, sairá de cena. Com isso, as opções passam a ser as arquibancadas verdes, amarelas, brancas e as cadeiras especiais.

Em média, o setor verde e amarelo custa 50% mais caro, saindo por R$ 30, contra os R$ 20 que eram cobrados nas cadeiras inferiores. Exceção feita aos clássicos, como o do domingo (22), entre Vasco e Fluminense, quando os valores sobem e a diferença segue em R$ 10 (R$ 30 contra R$ 40). Já as especiais custam acima dos R$ 150.

Além disso, o torcedor terá de evitar, a todo custo, ir de carro para os jogos. Embora a capacidade do Maracanã tenha sido reduzida de 86 mil para 45 mil espectadores, um dos estacionamentos do estádio será isolado para o começo das obras, diminuindo ainda mais o local para se parar. Também é proibido estacionar na maioria das ruas em volta do palco.

Em reunião realizada no dia 13 de agosto, os órgãos responsáveis pelas reformas no estádio pediram insistentemente para o torcedor optar pelo transporte público como meio de transporte. Trens, metrôs e ônibus têm pontos próximos ao local.

Neste primeiro momento, as obras afetarão, além de o anel inferior, o Maracanazinho e o Parque Aquático Julio Delamare, que também fazem parte do complexo do Maracanã. Depois de iniciadas, em 50 dias as autoridades se reunirão e decidirão pela próxima etapa da reforma, podendo atingir o anel superior, o que ocasionaria o fechamento completo do palco.

Se isso ocorrer, a partir de outubro Flamengo e Fluminense, que mandam seus jogos no estádio, terão de procurar outro local para jogarem o Brasileirão deste ano. O Maracanã terá de estar pronto em dezembro de 2012, data estipulada pela Fifa. Em 2013, haverá a disputa da Copa das Confederações no país, como prévia para a Copa de 2014.

O responsável pelas obras é o consórcio Maracanã Rio 2014, formado pelas empresas Andrade Gutierrez, Odebrecht e Delta, que já começará a trabalhar nesta semana espalhando canteiro de obras. O grupo gastará ao todo R$ 705,6 milhões.

A reforma, seguida à risca de acordo com as exigências da Fifa, tentará dar mais conforto e visibilidade ao torcedor. A capacidade do estádio, que já foi considerado o maior do mundo e, em 1969, recebeu oficialmente 183.341 pagantes para Brasil 1 x 0 Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, irá diminuir ao final da obra. Se o público máximo hoje é de 86 mil pessoas, passará a ser de 76 mil para o Mundial, com assentos mais confortáveis.

Além disso, rampas mais largas serão construídas para facilitar a saída dos torcedores. As antigas rampas do anel superior serão reativadas, com o remanejamento dos camarotes. A Fifa exige que em oito minutos o estádio seja esvaziado. Cerca de dois mil empregos serão gerados.

O Maracanã também passará a ser todo coberto, protegendo a torcida da chuva. Novos banheiros serão construídos e o estacionamento, ampliado, assim como a área da imprensa. O campo será diminuído, também para atender ao pedido da entidade máxima do futebol, passando a ter 105 m x 68 m, contra os 110 m x 75 m atuais.


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