Ivinhema
Prefeito de Ivinhema destaca importância da agricultura familiar
ACESSORIA
A agricultura familiar é a base fundamental dos pequenos municípios. É ela que produz mais de 80% dos alimentos que estão na mesa da população brasileira. Por isso nós precisamos dar incentivos, apoiar e estarmos presentes junto aos produtores”. Essa foi uma das falas do engenheiro agrônomo e prefeito de Ivinhema, Renato Câmara, no Seminário sobre a Lei ATER, coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Extensão Rural, Pesquisa, Assistência Técnica, Serviços Agropecuários e Afins do Estado de MS. O evento aconteceu na última quinta-feira, em Campo Grande, e contou com apoio da Agraer e Seprotur.
Renato Câmara, além de destacar a agricultura familiar, ele falou da importância das parcerias que o Município de Ivinhema tem com instituições como a Agraer, Embrapa e outras locais que trazem benefício rural, gerando emprego e renda, além das novas alternativas e pesquisas. “Nos também discutimos questões importantes de extensão rural para Ivinhema e para o nosso Estado. Eventos como esse fazem toda a diferença”, disse ele.
Ainda sobre a agricultura familiar, o prefeito, que tem desenvolvido vários projetos nessa área, falou da necessidade de incentivar os agricultores. “Precisamos auxiliá-los para que eles cada vez mais se fortaleçam e permaneçam no campo produzindo alimentos saudáveis e tendo uma vida de qualidade junto aos seus familiares”.
Um dos objetivos do evento foi o de nivelar conhecimento da categoria de trabalhadores no Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (servidores da AGRAER) e cooperadores/COOPER) sobre a operacionalização da lei 12.188/2010 e perspectivas da assistência técnica e Extensão Rural a partir desta lei.
Além do prefeito de Ivinhema, as pontencialidades do Município também foram destacadas pelo técnico da Agraer local, Valdeci Sebastião da Silva.
Destaque em Ivinhema – A agricultura familiar no Município tem crescido muito nos últimos anos. Várias culturas têm se destacado. Entre elas, mandioca, goiaba, café, leite e mais recentemente o urucum, conhecido popularmente como colorau. Somente em Ivinhema, a estimativa é para que sejam colhidos 40 toneladas de grãos.
A prefeitura de Ivinhema tem apoiado cada vez mais os produtores para que a agricultura familiar se torne referência. Tanto que o Município vem desenvolvendo várias ações. A cidade recebeu a Caravana Mais Alimentos, no mês de Junho, evento este que contou com a participação de mais de 2 mil pessoas de diferentes lugares do país.
Uma outra ação marcante do prefeito Renato Câmara foi acompanhar produtores de café de Ivinhema ao Estado de Minas Gerais, em maio deste ano. Eles visitaram a região que produz o Café do Cerrado e que exporta para mais de 12 países, inclusive Japão e paises da Europa. A visita teve como um dos objetivos compartilhar tecnologias de produção.