Futebol
Neymar erra pênalti, mas Santos faz nos acréscimos e bate Grêmio
UOL
A exemplo do que houve contra o Ceará, na última rodada, o Grêmio voltou a sofrer um gol no último minuto de partida e perdeu para o Santos por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Olímpico. Mesmo com Victor defendendo o segundo pênalti nos dois últimos jogos, o time tricolor levou a virada com o gol marcado por Rodriguinho, aos 48 do segundo tempo. Mano Menezes esteve na arquibancada e viu um jogo sem brilho, mas com muita eficiência dos visitantes e participação importante de Neymar no segundo tempo.
Com o resultado o Grêmio segue em 17º lugar com 15 pontos na zona do rebaixamento. O Santos, por sua vez, chegou a 24 pontos e sobe para a quarta colocação.
O Grêmio começou muito bem a partida. Logo aos cinco minutos de partida, o time tricolor abriu o placar. Em jogada pela esquerda, Fábio Santos cruzou e Borges entrou de peixinho para vencer Rafael.
Paulo Henrique Ganso e Neymar, observados por Mano Menezes, pouco apareceram no primeiro tempo e foram ofuscados pelas boas atuações de Douglas e Souza. Jonas teve boa chance de ampliar a vantagem, de dentro da área, aos 15 minutos, e Douglas também esteve perto em um chute de fora da área.
Contido por Vilson, que fez sua estreia, Neymar foi chutar em gol somente aos 16 minutos. Enquanto isso, o zagueiro precisou de menos de 45 minutos para cair nas graças do torcedor. A cada lance vencido pelo ex-atleta do Vitória os gremistas gritavam seu nome, escolhendo um novo ídolo. Com muita vontade [as vezes um pouco demais], o novato conteve as chegadas dos "meninos da Vila".
O final do primeiro tempo foi o único momento de pressão santista. Com jogadas individuais, o time de São Paulo conseguiu quatro escanteios na sequência, mas não chegou a empatar a partida.
"Para vencer o Grêmio tem que ser melhor, não mais por erro nosso", disse Souza na saída de campo.
A segunda metade da partida começou com o Santos pressionando. Neymar e Ganso buscavam ser protagonistas da partida, mas seguiram contidos com o excesso de força gremista.
Logo aos 8 minutos, o Santos teve uma sequência de grandes chances. Marquinhos de fora da área, Zé Eduardo no rebote e Neymar na sequência, todos pararam nas mãos de Victor, com a bola batendo na trave no segundo lance. As jogadas foram reflexo do domínio evidente do Santos, que buscava o empate e não sofria nenhuma ameaça do Grêmio.
Cinco minutos depois, um cruzamento da esquerda passou por Zé Eduardo e Neymar antes de sair para a linha de fundo. Em menos de 15 minutos, o Santos teve nova chance de empatar a partida.
A pressão do Santos foi tanta que aos 22 minutos Fábio Santos cometeu pênalti em Zé Eduardo. No lance, Paulo Henrique se lesionou e deixou o gramado para entrada de Zezinho. Na cobrança, Neymar deslocou Victor e empatou a partida. Logo em seguida, Borges esteve de frente para Rafael, livre, tentou o drible e perdeu para o goleiro santista.
Aos 40 minutos do segundo tempo, mais um pênalti para o Santos. Neymar tentou driblar Vilson, que cometeu a irregularidade. Na cobrança, o santista mudou o lado e Victor defendeu o segundo pênalti nos dois últimos jogos.
Aos 48 minutos do segundo tempo, o Grêmio levou o segundo gol. Depois de Neymar obrigar Victor a mais uma linda defesa, Rodriguinho pegou o rebote e deu números finais ao jogo. A exemplo do que havia acontecido contra o Ceará, o Grêmio empatava o jogo até o minuto final, mas acabou perdendo. Assim, o time tricolor segue na zona do rebaixamento, enquanto o Santos entra no G4.
Na próxima rodada o Santos joga sábado, às 18h30, contra o Goiás, no Pacaembu. No domingo, o Grêmio entra em campo na Arena da Baixada para atuar contra o Atlético-PR, também às 18h30.