Nova Andradina - Câmara debate atendimento à pessoa com deficiência


PUBLICIDADE

ACESSORIA

Divulgar as políticas de atendimento da pessoa deficiente em Nova Andradina, questionar e desenvolver as possíveis mudanças buscando a ampliação de um diálogo reflexivo e crítico sobre os desafios, perspectivas e limites, tendo em mente a importância do envolvimento dos profissionais na área, privilegiando as diferenças humanas.

Foi com este propósito que a Câmara de Nova Andradina, a Andefi e a Apae realizaram na noite desta terça-feira (24), uma audiência Pública para debater a efetivação das políticas de atendimento à pessoa com deficiência, reunindo convidados especiais como a mestra Fabiana M. das Graças Soares de Oliveira, coordenadora pedagógica da Fenapae e da Feapae e coordenadora de Proteção Social especial/Supas/Setass/Governo de MS e o promotor público responsável pela proteção da Infância, Juventude, idosos e Deficientes da comarca de Nova Andradina, Marcos Alex Vera de Oliveira.

Segundo o presidente da Câmara, Adriano Palopoli, o objetivo promover a evolução nesta área, através de oportunidades únicas como a audiência realizada, fruto de ações praticadas anteriormente pela Apae, Andefi e a Câmara. “O sentimento que deve predominar é o da sensibilidade de cada pessoa e a forma de se descobrir maneiras de ajudar a descobrir ações neste sentido, envolvendo sociedade, faculdades e cada pessoa que precisa de atendimento”, disse, ao considerar que o evento é o primeiro de muitos, no sentido de dar qualidade de vida a todos.

Nos momentos de questionamento e discussão, Adriano esclareceu que poderá cobrar do Executivo, quais são os profissionais que já possuem capacitação e quais são os cursos que estão sendo promovidos para isso. Outro ponto levantado pelo vereador é a lei de Uso e Ocupação do Solo, onde mencionou que novas construções deverão oferecer acesso a todos, mas de forma gradual, como assegurado em lei.

Participaram dos debates e da formação da mesa de autoridades, Márcia Furtuoso Sartori, primeira propositora; o jovem Airton Amaro (Caqui), autodefensor da Apae; Maria Amabile Ussifati, presidente da Apae; Adriano Palopoli, presidente da Câmara de Nova Andradina; o secretário municipal de Saúde José Carlos Paiva Souza (Tito José), representando o prefeito Gilberto Garcia; Elizana Tolentino Munhoz (Semec), Marcos Alex Vera de Oliveira (Ministério Público), Professora Mestre Fabiana das Graças Soares de Oliveira, coordenadora Pedagógica da Fenape/Feapae. As instituições foram representadas por Irene dos Santos (Apae), Tamara Mitsunaga (Andefi), Débora Rodrigues (Creas), Silvia Leal (Nucleo de Educação Especial), Carla Sampaio (Núcleo Municipal de Educação Especial, Célia Crestiane Mosselim (Cras) e Valéria Dalkmin (Crena).


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE