TV chilena mostra novas imagens de mineradores presos


PUBLICIDADE

A televisão chilena mostrou nesta quinta-feira (26) imagens em alta definição, conseguidas graças a equipamentos fornecidos pelo governo, da maioria dos 33 mineradores presos desde o último dia 5 na mina San José, no norte do Chile.

Os operários aparecem magros e com barbas longas. Um deles explica e mostra as instalações onde estão há 21 dias, a 700 m de profundidade, e como guardam a comida e a água potável.

Todos os mineiros que aparecem no vídeo, visto por seus parentes, estão com os troncos nus e têm aparência cansaço, mas demonstraram estar animados.

A gravação dura quase 45 minutos e foi exibida em um telão montado perto do que era a entrada da mina para que os familiares pudessem vê-los.

Um dos mineiros garantiu que os trabalhadores vão fazer todo o possível para ajudar as equipes de resgate.

- Há um grande número de profissionais nos trabalhos de resgate, e vamos ajudar daqui debaixo.

A gravação também mostra um jogo de dominó, usado como passatempo. No final do vídeo, os 33 operários cantam com entusiasmo o hino nacional e gritam.

- Viva o Chile, viva os mineiros!

O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, informou nesta quinta-feira (26) que nenhum dos trabalhadores presos foi informado sobre a duração do resgate - eles devem ser retirados somente daqui a cem dias.

- Eles só sabem que serão resgatados depois de 18 de setembro, data do bicentenário e de festas pátrias.

Segundo Mañalich, os operários precisarão ser preparados para receber essa notícia.

Pedido de casamento

Mesmo sob a terra, e sem saber ao certo quando será resgatado, um dos trabalhadores presos se antecipou ao futuro e pediu sua companheira em casamento nesta quinta-feira (26).


O pedido foi feito por meio de uma carta, enviada pelo duto que liga a superfície ao abrigo. Esteban Rojas prometeu que, assim que for resgatado, vai comprar um vestido para a noiva, e os dois finalmente farão uma festa.

Rojas vive com Jéssica há 25 anos e teve três filhos com ela, mas os dois nunca trocaram alianças diante de um altar. Segundo a companheira, o casal adiou muitos planos por falta de condições financeiras.

- Sempre deixávamos para depois por uma coisa ou outra, às vezes por questões econômicas.
 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE