Hamilton escapa da brita, vence o GP da Bélgica de ponta a ponta e assume a liderança do Mundial


PUBLICIDADE

O inglês Lewis Hamilton venceu neste domingo (29) o GP da Bélgica, de ponta a ponta, e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos, com 182 pontos, contra 179 de Mark Webber, que foi o segundo colocado na prova.

 

Hamilton mostrou habilidade para controlar o carro depois de escapar na 34ª volta, quando começou a chover. Ele ainda usava pneus para pista seca e quase abandonou a prova, mas conseguiu retornar à pista e venceu sem maiores problemas. Robert Kubica, da Renault, chegou em terceiro, e Felipe Massa foi o quarto colocado.

A corrida foi emocionante e cheia de alternativas, como sempre acontece na Bélgica, por causa da instabilidade do clima. Na largada, Webber, que era o pole, saiu mal e acabou caindo para a sétima posição. Hamilton, que era o segundo no grid, aproveitou para assumir a liderança.

Kubica vinha em segundo, seguido por Jenson Button, mas o piloto da McLaren, atual campeão mundial, conseguiu a ultrapassagem ainda na primeira volta. Logo depois, Rubens Barrichello, que completava 300 corridas neste domingo, acertou a Ferrari de Fernando Alonso e foi obrigado a abandonar. Uma breve garoa molhou a pista o suficiente para torná-la escorregadia.

Falha humana

O acidente provocou a entrada do safety car, que permaneceu apenas duas voltas na pista. Logo a chuva parou e a pista secou. O alemão Sebastian Vettel assumiu a terceira posição e, mais rápido, começou a brigar com Button pela segunda posição.

Com os dois na briga pelo título, a disputa poderia ser emocionante se Vettel não tivesse cometido um erro bobo, mais um na temporada: na 15ª volta, ele se aproximou demais de Button, perdeu o controle do carro, rodou e acertou em cheio a lateral do inglês, que foi obrigado a abandonar com o radiador estourado - foi possível ver a água vazando.

Vettel continuou na pista, mas teve de trocar o bico do carro e voltou a errar depois, tendo um pneu furado ao tentar ultrapassar Vitantonio Liuzzi. Terminou em 15º lugar, fora da zona de pontuação e mais longe da briga pelo título.

A chuva, enfim

Hamilton caminhava tranquilo para a vitória após o abandono de seus rivais mais próximos, mas quase se complicou quando chegou a prometida chuva, na 34ª volta. Em vez de parar para trocar os pneus, Hamilton arriscou dar mais uma volta, mas perdeu o controle do carro e foi parar na brita.

Com habilidade e um pouco de sorte, ele controlou o carro, voltou à pista, trocou os pneus e se manteve na frente. Webber, que era o terceiro, conseguiu pasar Kubica na troca de pneus e garantiu a segunda posição.

Ainda houve tempo para mais um safety car, na 37ª volta, quando Fernando Alonso bateu sozinho, após passar numa zebra e escorregar. O espanhol perdeu a chance de somar pontos - estava em nono lugar - e também ficou longe do líder, a 41 pontos de Hamilton, que conseguiu sua terceira vitória na temporada. A próxima prova será daqui a duas semanas, o GP da Itália, em Monza, no dia 11.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE