MS
Nova Andradina: Enersul flagra fraudes em diversas instalações na cidade
NOVA NOTICIAS
Técnicos da Enersul durante uma inspeção estratégica que a concessionária realiza em todo o estado para identificar irregularidades que adulteram o sistema de medição do consumo de energia, descobriu em Nova Andradina que vários estabelecimentos comerciais e até mesmo residências de pequeno até grande porte vinham fraudando a empresa com o famoso “gato” na rede de instalação.
As fraudes que teve a confirmação da perícia feita de algumas delas pelo Immetro na capital do estado (Campo Grande) envolve lojas, supermercados, residências em várias localidades da cidade e até mesmo em loja de informática.
A descoberta do golpe começou após um criterioso estudo que a Distribuidora faz para verificar os fatores que provocam variação no histórico de consumo de uma unidade, seja ela residencial, comercial ou industrial.
No caso de uma loja de informática localizada no centro de Nova Andradina esse acompanhamento sinalizou o desvio que pode ser confirmado com uma inspeção que revelou aos peritos a forma utilizada no crime. De acordo com informações apuradas pelo site Nova Notícias, no caso da loja de informática, a empresa teria ligado os fios da rede sem passar pelo medidor.
Conforme a fonte (que o site não vai divulgar o nome) o desfalque feito pela referida loja foi um dos maiores registrados no município de Nova Andradina, inclusive sendo elaborado boletim de ocorrência na policia civil. A reportagem do site foi informada por um funcionário da Enersul que em Nova Andradina, dezenas de casos diariamente são encontradas pelos técnicos em diversas localidades da cidade.
“Temos supermercados, posto de combustível, restaurantes, sorveterias, lojas, residências, indústrias dentre outros seguimentos sendo investigados”, disse o funcionário.
Para que a situação não piore ainda mais para os fraudadores, a Enersul encaminhou uma carta para cada um deles (consumidores) a comparecerem até ao escritório e acertar os débitos, apurou o site. A Enersul esta facilitando o consumidor a quitar, parcelando as dívidas, apurou a reportagem. A fraude de energia é um crime previsto em lei com pena de até 4 anos de prisão.
O combate ao furto de energia é uma ação executada a nível nacional por todas as distribuidoras para o benefício da sociedade em geral. Atualmente o país perde, por ano com, esse tipo de crime mais de R$ 5 bilhões.
Só em Mato Grosso do Sul o furto de energia elétrica causou no ano passado um prejuízo de R$ 47 milhões de reais e que causou um impacto na tarifa de energia elétrica de 2,57%.
Além de Nova Andradina, técnicos da Enersul encontram “gatos” nas cidades de Batayporã, Taquarussu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia e Bataguassu.