2º grupamento de Bombeiros Militar realiza simulado de incêndio em edifício no MS


PUBLICIDADE

O efetivo operacional,  juntamente com a Seção de Atendimento Técnico do 2º Grupamento de Bombeiros Militar, realizou na última quarta feira (05) treinamento prático de Combate à Incêndio em plano elevado. Tendo por finalidade conhecer as instalações das edificações existentes na área de atuação do 2º GBM, conhecendo desta forma a peculiaridade de cada edificação, seus pontos de acessos, rota de fuga e medidas preventivas existentes, bem como testar o funcionamento das medidas preventivas aprovadas em processo de segurança Contra Incêndio e Pânico atendendo desta forma a Lei Nº 4335/13 (que instituiu o código de segurança contra Incêndio e Pânico e outros riscos no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul).


Foi realizada uma simulação de combate a incêndio no 8º andar de um edifício localizado na Rua Antônio de Carvalho, onde foi também usado o sistema de recalque pressurizando a água pela tubulação com 8 kgf abastecendo a reserva técnica garantindo desta forma o controle para que não falte água durante o período de combate em situações reais.  Foi colocando em prática as funções de cada equipe empenhada: no isolamento, evacuação de área e combate, corte de eletricidade e abertura das vias de acesso e saídas. O treinamento contou com aproximadamente treze Bombeiros Militares, cumprindo assim plano local do simulado.


Segundo o comandante, o ponto importante ressaltado neste treinamento é a importância de toda a edificação, independente da sua dimensão e área de construção, que seja dotada de sistema preventivo (canalização específica, extintores, mangueiras, esguicho, rota de fugas, iluminação, saídas de emergências, entre outras). “Além de estes equipamentos estarem disponíveis é preciso conhecê-lo e saber manuseá-los, pois a prevenção é a principal ação para evitar minimizar  a perca de vidas humanas, bem como, o patrimônio adquirido muitas vezes com grande esforço e trabalho”, explicou.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE