Futebol
São Paulo cai nos pênaltis na Sul-Americana
Atlético Nacional vence por 4 a 1 em pleno Morumbi e aguarda vencedor de River Plate e Boca Juniors
Terminou o sonho do São Paulo de conquistar o bicampeonato da Copa Sul-Americana. No Morumbi, o Tricolor até venceu o Atlético Nacional-COL por 1 a 0 no tempo normal, mas os visitantes levaram a melhor na disputa por pênaltis por 4 a 1 e garantiram vaga na decisão. Alan Kardec e Rafael Toloi desperdiçaram as cobranças pelo lado brasileiro, enquanto os colombianos converteram todas as cobranças.
Sem Alan Kardec e Alexandre Pato entre os titulares, o São Paulo tinha dificuldades para criar no início do jogo. Organizado, o Atlético Nacional encurtava a marcação e conseguia controlar as principais jogadas de ataque do Tricolor.
Desorganizada, a equipe de Muricy Ramalho levou pouco perigo ao gol de Armani e ainda levou um susto aos 44 minutos. Em ótimo contra-ataque, Ruiz deixou Cardona na cara do gol. Rogério Ceni saiu bem, fechou o ângulo e fez grande defesa para segurar a igualdade.
O panorama do jogo mudou na segunda etapa. O São Paulo voltou pressionando e quase abriu o placar com Michel Bastos aos 7 minutos. Se com a bola rolando estava difícil, o jeito foi recorrer à bola parada. Aos 10, Ganso cobrou falta na área, a bola passou por todo mundo e morreu no fundo do gol: 1 a 0.
O gol incendiou não só as arquibancadas como também a equipe. Aos 24, Michel Bastos chegou na linha de fundo e rolou para trás. Sem goleiro, Kaká finalizou, mas a bola desviou na zaga e bateu na trave. No minuto seguinte, foi a vez de Luis Fabiano girar dentro da área e acertar o poste colombiano.
O Atlético sentiu a pressão e só voltou a atacar aos 34. Ruiz se livrou de Edson Silva e bateu forte. Rogério Ceni salvou mais uma vez. Aos poucos o São Paulo foi diminuindo o ritmo e não conseguiu resolver a situação no tempo normal.
Nas penalidades, Bocanegra abriu vantagem para os colombianos, mas Alan Kardec escorregou e isolou a chance de empate. Na sequência, Valencia marcou e Rogério Ceni marcou o primeiro do Tricolor. Cardona fez 3 a 1 e Rafael Tolou parou em Armani. Na quarta cobrança, Ruiz guardou e definiu classificação do Atlético Nacional por 4 a 1.
Na decisão, o Atlético Nacional terá pela frente quem passar do clássico argentino entre Boca Juniors e River Plate. Na primeira partida, na Bombonera, os rivais ficaram no 0 a 0. A decisão será nesta quinta-feira, no estádio Monumental de Nuñez.