MS
Homens atiram contra fachada do presídio semiaberto. Projéteis de grosso calibre acertam muro e portão da lateral do prédio
A polícia de Dourados registra um atentado a tiros contra oprédio do presídio semiaberto de Dourados, que continua situado em regiãoresidencial, área nobre da cidade, à Rua Hayel Bon Faker com a Ponta Porã, ondefuncionava antes uma escola.
Segundo informações, por volta das 6h30 do Dia de Natal,homens em dois veículos, sendo um desses um Astra preto, atiraram na lateral doprédio na rua Ponta Porã.
Um agente disse há pouco, ao jornal Douradosagora, que cercade oito tiros de grosso calibre (nove milímetros) acertaram o muro e o portão,além de uma caçamba, na lateral do prédio à Rua Ponta Porã. A ação doscriminosos foi testemunhada por militares. A polícia recolheu as cápsulas e asegurança no local e imediações foi reforçada.
No prédio, havia cerca de 180 albergados. Outros cem,passaram o Natal com a família, beneficiados com a \"saída temporária\"e devem retornar ao presídio. Quem não volta no prazo estipulado é consideradofugitivo e vai ser procurado pela polícia.
De acordo com o delegado Regional da Polícia Civil CarlosVideira, a maioria dos detentos que recebem o benefício voltam para as suascidades de origem não permanecendo em Dourados. No período de Natal e Ano Novo,que é quando estão soltos há um remanejamento das forças policiais, tanto daMilitar (na prevenção) quanto da Civil como o objetivo de atender rapidamente avítima quando o crime não pode ser prevenido. Por causa disso, segundo ele,houve um reforço significativo nos plantões.
Carlos Videira aponta que a atenção maior é para crimes comofurto e roubo que tem tendência a aumentar neste período. Apesar disso destacaque as estratégias de segurança estão reprimindo os crimes e nos últimos anoshouve até redução no número de casos.
Para conseguir o benefício, os presos devem cumprir algunspré-requisitos. Além do bom comportamento, ele não pode ter cometido faltagrave na prisão, ter mandado de prisão em aberto e tem que ter cumprido 1/6 dapena ou 1/4 da condenação em caso de ter sido reincidente. Os diretores dasunidades prisionais fornecem à Justiça as fichas disciplinares dospresidiários.
Saída Temporária
As saídas temporárias estão fundamentadas na Lei de ExecuçãoPenal (Lei n° 7.210/84) e nos princípios nela estabelecidos. Geralmente ocorremem datas comemorativas específicas, tais como Natal, Páscoa e Dia das Mães,para confraternização e visita aos familiares. Nos dias que antecedem taisdatas, o juiz da Vara de Execuções Penais edita uma portaria que disciplina oscritérios para concessão do benefício da saída temporária e as condiçõesimpostas aos apenados, como o retorno ao estabelecimento prisional no dia ehora determinados.
O benefício visa a ressocialização de presos, através doconvívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição dosenso de responsabilidade e disciplina do reeducando. É concedido apenas aosque, entre outros requisitos, cumprem pena em regime semiaberto e aberto.
Novo semiaberto
O semiaberto na Vila Planalto está com os dias contados. Anova sede, ao lado da penitenciária de segurança máxima, foi inaugurado dia 19de dezembro, véspera do aniversário de Dourados.
O Presídio Masculino Semiaberto de Dourados, com capacidadepara 430 detentos e investimentos de mais de R$ 6,5 milhões do DepartamentoPenitenciário Federal, com contrapartida do Governo do Estado, irá atender todaa região Sul do Estado, com um total de 3.609 metros quadrados de áreaconstruída, com bloco administrativo, bloco de celas, área de vivência, quadrade esportes e estacionamentos interno e externo.