Por causa de acidente de Bianchi, F-1 antecipa largada de 5 provas em 2015


PUBLICIDADE

No

A Fórmula 1 começou a aplicar uma das lições aprendidas como dramático acidente sofrido por Jules Bianchi, no GP do Japão disputado emoutubro do ano passado. Nesta terça-feira, a categoria divulgou os horários dosGPs para a temporada 2015. E cinco deles tiveram a largada antecipada em umahora para evitar o risco da corrida terminar com pouca iluminação natural, umadas causas que contribuiu para a batida do francês da Marussia em Suzuka. 


As etapas que tiveram os horários alterados foram: GP daAustrália (16h local 2h de Brasília), GP da Malásia (15h local 4h deBrasília), GP da China (14h local 3h de Brasília), GP do Japão (14h local 2h de Brasília) e GP da Rússia (14h local 8h de Brasília). As provas,realizados na Oceania e na Ásia, eram iniciadas mais tarde para melhor seadequar ao horário europeu.


As mudanças foram feitas após orientação do Painel deInvestigação, que produziu um relatório das causas do acidente de Bianchi epropôs medidas para evitar que situações semelhantes se repitam. O grupo deestudo recomendou que corridas diurnas da Fórmula 1 não fossem marcadas parahorários em que há risco de os pilotos competirem em condições de baixailuminação.


- Propõe-se que uma regulamentação ou diretriz sejaestabelecida de tal forma que o tempo de início de um evento não seja inferiora quatro horas antes do pôr do sol ou anoitecer, exceto nos casos de corridasnoturnas – dizia o texto do Painel de Investigação.


Apesar de não ter havido alteração no texto do regulamentoesportivo, a categoria realizou as alterações nos horários dos GPs citadosanteriormente. Jules Bianchi segue internado em um hospital em Nice, na França,recuperando-se das graves lesões sofridas no cérebro em decorrência do acidenteem Suzuka, onde atingiu um trator que recolhia a Sauber de Adrian Sutil.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE