MS
PMA autua Pescador Profissional explorando ilegalmente e furtando aroeira
ACESSORIA
Policiais Militares Ambientais de Bataguassu, em fiscalização ambiental nas propriedades rurais do município de Brasilândia autuaram ontem o pescador profissional J. B. M., de 30 anos, residente no Sítio Figueira, em Presidente Epitácio. Ele foi surpreendido explorando madeira de lei “aroeira” ilegalmente em uma propriedade da CESP, às margens do lago Sérgio Motta (área de preservação permanente-APP). A motosserra que ele utilizava para exploração da madeira foi apreendida, bem como 48 lascas e mais 01 m³ de “aroeira” que o autuado já havia cortado. Se a PMA não tivesse flagrado o elemento, ele iria explorar mais madeira.
No acampamento, os policiais ainda apreenderam 01 barco, 01 motor de popa e 05 redes de pesca pertencentes ao pescador. J. foi autuado e multado em R$ 2000,00. Ele foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Brasilândia e responderá por crime ambiental e por furto. Se condenado, poderá pegar pena de 01 a 02 anos de reclusão, pela exploração da madeira. Ele também responderá por furto da madeira e poderá pegar pena de 01 a 04 anos de detenção.
A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.