Geral
Aumenta busca por crédito de pequenas e médias empresas no início de 2015
MARLI MOREIRA
As empresas aumentaram em 5,8% a procura por crédito, emfevereiro, em relação a janeiro último, e 4,8% sobre igual mês no ano passado.Nos dois primeiros meses do ano, essa busca cresceu 5,6%. Os dados são dapesquisa Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas.
As micro e pequenas empresas lideraram a busca por créditocom alta acima da média de 6,2% na comparação com janeiro, e 6,7% no bimestresobre o mesmo período de 2014. Nas empresas de médio porte, houve queda na procupra por crédito de 0,1% sobre se comparado a janeiro e retração aindamaior, de 10,9%, no bimestre. No segmento de grandes empresas, a variaçãotambém foi de queda com taxa de 1,3%, em fevereiro sobre janeiro, e 2,3% noacumulado dos dois primeiros meses do ano.
Os economistas da Serasa Experian justificaram que a maiordificuldade no acesso ao crédito pode levar as micro e pequenas empresas aprocurar novas opções para manter as suas atividades. As micro e pequenasempresas estariam buscando outras fontes alternativas de financiamento, como ocrédito mercantil, por exemplo, dizem os profissionais da Serasa.
O setor de serviços é o que mais tem tomado crédito. Nessaárea houve um aumento de 6,6% entre fevereiro e janeiro. Outros setores queregistraram crescimento na busca de crédito foram o comércio (5,5%) e aindústria (3,6%).
No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o comércioliderou a procura com um avanço de 9,8%. Os serviços aumentaram a tomada decrédito em 7,3%. Neste mesmo período, o segmento industrial diminuiu ointeresse em 14,1%.
Por região, o maior crescimento sobre janeiro foi registradono Centro-Oeste (7,3%), seguido do Sudeste (6,5%); Sul (6,2%); Norte (4,7%) eNordeste (2,9%). No bimestre, a demanda foi liderada pela Região Norte (9,5%),seguida pelo Centro-Oeste (8,3%); o Sul (7%); o Nordeste (4,2%) e oSudeste (2,9%).
O cálculo dessas variações foi feito com base noacompanhamento por amostras representadas por 1,2 milhão de empresas comCadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).










