Futebol
Mano espera 'Corinthians campeão' mais cedo em 2010
TERRA
O envolvente futebol apresentado pelo Corinthians na fase de mata-mata do Campeonato Paulista do ano passado pode aparecer mais cedo em 2010. Desta vez, a comissão técnica planejou uma maior carga de treinamentos na pré-temporada em Itu para antecipar o processo de ajustes da equipe corintiana.
"No ano passado, fizemos 24 sessões de trabalho. Neste ano, foram 35. Foi necessário, nós estávamos um estágio abaixo. A equipe vai mostrar seu ápice lá na frente. O futebol diferenciado capaz de tornar o time campeão em 2009 aconteceu mais ou menos na semifinal", disse o técnico Mano Menezes.
De fato, o Corinthians mostrou as exibições mais convincentes depois da primeira fase da competição estadual, em que terminou na terceira colocação. Nas semis, foram dois triunfos sobre o São Paulo. Na decisão, Mano comandou uma vitória (na Vila Belmiro) e um empate (no Pacaembu) diante do Santos.
No entanto, embora tenha esperança de que o entrosamento e o preparo físico ideais surjam mais cedo, Mano faz ressalvas. "Não dá para dizer se vai ser antes mesmo. Se continuar andando tudo bem, possivelmente sim. Mas às vezes falta continuidade, perde-se algum jogador", disse o comandante.
Para que estes riscos sejam minimizados, a comissão técnica alia o trabalho de preparação intensificado com um rodízio nas escalações, ao menos no começo da temporada. Nesta quarta-feira, diante do Mirassol, o time titular será mais uma vez diferente em relação ao que disputou a rodada passada.
"Trabalhamos exatamente dessa forma. Conversamos entre as diversas áreas (preparação física, fisiologista, departamento médico) e vamos juntando esse quebra-cabeça para tomar as decisões corretas", explicou o treinador, ao confirmar a titularidade de Ronaldo diante de Mirassol e Palmeiras