IVINHEMA: PMA autua pecuarista em R$ 315 mil por manter gado destruindo nascentes e matas ciliares e dentro da reserva legal da fazenda


PUBLICIDADE

PMA

PUBLICIDADE

Durante fiscalização nas propriedades rurais do município de Ivinhema, Policiais Militares Ambientais de Batayporã autuaram ontem (27) no final da tarde, um proprietário rural por diversas degradações ambientais. Na fazenda foi verificada a criação de gado nas áreas de matas ciliares e de nascentes de um curso d’água existente na propriedade, que deveriam estar cercadas e protegidas. Além disso, havia gado dentro da área averbada como reserva legal (protegida) da fazenda.


O pisoteio do gado causou degradação de 63 hectares nessas áreas protegidas, com início de processos erosivos, causando assoreamento do córrego. As atividades foram paralisadas. O proprietário rural, de 91 anos, residente em Cafelândia (SP), foi autuado por danificar área considerada de preservação permanente (matas ciliares e nascentes) e reserva legal e foi multado em R$ 315.000,00. Ele também responderá por crime ambiental e poderá pegar uma pena de detenção de um a três anos.


O gado foi apreendido e ficou sob fiel depositário ao infrator, o qual também foi notificado a removê-lo do local e a cercar as áreas protegidas. Ele também foi notificado a confeccionar um Plano de Recuperação da Área Degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.



Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE