Nova Andradina
Nova Andradina: Policia realizou Operação 'Pente Fino' na Cadeia Pública
MARCOS DONZELI
Após receber informações de que presos da Cadeia Pública estariam usando telefones celulares para praticarem ou participarem de crimes na cidade, o diretor da Cadeia Pública Rinaldo Gomes Moreira realizou na manhã desta quinta-feira uma operação "Pente Fino" em conjunto entre a Polícia Civil e Polícia Militar quando foram localizados no interior das celas quatro aparelhos de telefone celular e dois pren-drives, para uso em DVs.
Os aparelhos foram apreendidos e será instaurado Inquérito Policial para se averiguar se houve facilitação de algum agente publico quanto à entrada dos telefones no interior da Cadeia.
Segundo o delegado Moreira, antigamente, antes de 2006 havia entrada de objetos e alimentos trazidos aos presos todos os dias e a qualquer hora e nos dias de visitas. De 2006 até hoje, com portaria baixada pelo delegado e diretor da cadeia, somente podem entrar objetos e alimentos aos presos nas manhãs de terças-feiras e nas manhãs dos dias de visitas, que são a partir das 13:30 horas de quintas-feiras, quando são revistados todos os objetos e alimentos que entram bem como é feita revista pessoal nas pessoas que hoje somente podem visitar portando carteirinhas de visitantes.
De acordo com o delegado a pena do crime de favorecimento real, quando agente publico dolosamente facilita a entrada de telefone celular em presídios é de 3 meses a um ano de detenção, além de penalidade administrativa e quando ao preso, este comete falta grave, quando é feita anotação em sua ficha prisional, sendo encaminhado ao Juiz das Execuções Penais.