MS
Raio mata oito vacas em fazenda de Coxim
Um raio matou oito vacas na chácara Santa Rosa, em Coxim.
EDIçãO MS
Um raio matou oito vacas na chácara Santa Rosa, em Coxim. O incidente aconteceu por volta das 18 horas desta terça-feira (9). Conforme o dono das vacas, Valdir Vendruscolo, os animais foram atingidos depois de procurar abrigo embaixo de uma árvore durante a forte chuva que caiu na região naquele dia. Estima-se que o prejuízo seja de cerca de R$ 6 mil.
De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), no biênio 2007/2008 caíram 5,2761 raios por quilômetro quadrado de Coxim. O município é o 14º de Mato Grosso do Sul em incidência de raios. Coxim ocupava o 65º lugar no ranking estadual no biênio anterior, saltando 51 posições.
Levantamento do ELAT/INPE (Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) revela que anualmente 132 pessoas morrem atingidas por raios no Brasil.
O último caso registrado em Coxim foi em novembro de 2008, quando o adolescente Ronaldo Correa dos Santos, com 13 anos, morreu ao ser atingido por um raio. Ele e mais dois colegas tomavam banho num lago da chácara Modelo, na Vila Bela, em Coxim.
Segundo o estudo, a probabilidade de um homem morrer desta maneira é 10 vezes maior do que a de uma mulher, enquanto para um jovem ou adulto é o dobro da de uma criança ou idoso.
Estar na zona rural ou na zona urbana também altera as chances de ser ou não atingido, na zona rural a probabilidade é 10 vezes maior.
O que mais impressiona é que 90% destas mortes ocorreram em circunstâncias que poderiam ter sido evitadas se as pessoas tivessem mais informações, conforme Junior.