Câncer é a principal causa de morte em Novo Horizonte do Sul


PUBLICIDADE

O PROGRESSO

PUBLICIDADE

Novo Horizonte do Sul junto com a cidade de Bonito são os dois municípios de Mato Grosso do Sul que têm maior incidência de mortes por câncer e que fazem parte de uma lista de 516 cidades. Os dados são do Conselho Federal de Medicina (CFM) e foram feitos com base nos números oficiais mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM). De acordo com a análise do Observatório de Oncologia do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a doença avança a cada ano e, com a manutenção dessa trajetória, em pouco mais de uma década as neoplasias serão as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil.

 

Bonito, cidade conhecida internacionalmente pelas suas belezas naturais e pelas potencialidades turísticas tem 21.047 habitantes. Segundo os dados do SIM, dos 86 óbitos registrados em 215, 21 foram causados por câncer, o que representa 24% do total de mortes. Já em Novo Horizonte do Sul, com 4.036 habitantes, foram registrados 4 óbitos por câncer, de 21 mortes verificadas na cidade, totalinzado 19%,

 

Os números foram apresentados ontem, na sede do CFM, durante a terceira edição do Fórum Big Data em Oncologia promovido pelo TJCC, com o apoio do CFM, e que reuniu especialistas no assunto, autoridades e representantes de pacientes. Para a coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall, a expectativa é de que o estudo contribua para um melhor planejamento das ações de controle, prevenção e tratamento da doença no Brasil.

 

"O aumento da mortalidade pela doença aqui está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer", destacou Merula.

 

Os dados mostram que a maior parte das cidades onde o câncer já é a principal causa de morte está localizada em regiões mais desenvolvidas do País, justamente onde a expectativa de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são maiores.

 

Dos 516 municípios onde os tumores matam mais, 80% ficam no Sul (275) e Sudeste (140). No Nordeste, estão 9% dessas localidades (48); no Centro-Oeste, 34 (7%); e no Norte, 19 (4%).


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE