Iraniano recebe 80 chibatadas por ter bebido quando adolescente


PUBLICIDADE

Um iraniano de cerca de 26 anos recebeu uma punição de 80 chibatadas nas costas na última terça-feira (10), em praça pública na cidade de Kashmar, no nordeste do Irã. O crime dele foi tomar bebida alcoólica em uma festa de casamento há quase 12 anos.

 

A denúncia foi feita pela Anistia Internacional, que divulgou uma foto da punição, onde o homem é punido à luz do dia, em frente a cidadãos no meio . A entidade condenou a punição ao homem, identificado apenas como M.R., e apurou que tanto o 'crime' quanto a sentença aconteceram na década passada. 

 

"As circunstâncias deste caso são absolutamente chocantes e são mais um exemplo terrível das prioridades distorcidas das autoridades iranianas. Ninguém, independente da idade, deveria ser submetido a chicotadas. O fato de que uma criança foi processada por consumir álcool e condenada a 80 chibatadas desafia a compreenção", disse Philip Luther, diretor da AI para o Oriente Médio e Norte da África.

 

Casamento conturbado

 

Segundo a apuração da entidade, M.R. tinha entre 14 e 15 anos quando consumiu álcool durante um casamento, que aconteceu por volta de 2006. A festa terminou depois de uma briga que culminou com a morte de um adolescente de 17 anos.

 

De acordo com a própria acusação, o então adolescente não estava envolvido na briga, mas acabou sendo processado por beber assim mesmo. A sentença saiu cerca de um ano depois, mas ela não havia sido cumprida até a última terça.

 

Punições corporais

 

"O uso constante de punições corporais pelas autoridades iranianas, inclusive em crianças, demonstra um desprezo chocante pelos valores humanos mais básicos. Esse tipo de punição deveria ser abolido imediatamente, mas no Irã ainda acontecem amputações e cegamento, além do flagelamento", afirmou Luther.

 

O artigo 265 do Código Penal Islâmico do Irã estabelece que a punição a um muçulmano pelo consumo de álcool é de 80 chicotadas. Outros 100 tipos de violações como roubo, vandalismo e até mesmo adultério ou relações sexuais entre pessoas que não forem casadas, também têm são punidas com a mesma pena.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE