Nova Andradina
André Puccinelli inaugura Hospital Regional de Nova Andradina
NOVA NEWS
No dia em que Nova Andradina completa 52 anos de emancipação político-administrativa, o governador André Puccinelli (PMDB), veio à cidade para inaugurar o Hospital Regional, que leva o nome do médico e ex-prefeito do município, Francisco Dantas Maniçoba, falecido em 2003.
Prefeitos de toda a região do Vale do Ivinhema compareceram no evento, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (20). A Banda Marcial Getúlio Vargas abriu a solenidade.
Na presença de Fátima Dantas Maniçoba, viúva do homenageado, o prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia (PMDB), presenteou Puccinelli, que também é médico, com um jaleco.
Governo Hashioka e Emenda 29
Gilberto Garcia lembrou das duas administrações do ex-prefeito Roberto Hashioka (2001-2004 e 2005-2008), e, ao falar sobre os trabalhos desenvolvidos na época para equipar o hospital, brincou com Puccinelli. “Se fosse depender do governador, a gente inaugurava só essa frente”, disse.
Durante a inauguração, o governador André Puccinelli criticou a bancada do Governo Federal no Congresso e cobrou a regulamentação da Emenda 29, que prevê mais recursos para a área da saúde. “O Governo Federal não mobiliza a sua bancada e quando a mobiliza é para não por em pauta para não ser votada”, comentou.
Conquista para a comunidade
Há 35 anos em Nova Andradina, o aposentado Paulo Odon da Silva, de 67 anos, acredita que inauguração da obra, paralisada há mais de 20 anos, “é de grande importância para toda a região, principalmente para a população da Morada do Sol [bairro onde o hospital fica localizado]”, diz.
Hospital começa 100% em 2011
De acordo com o diretor-geral Norberto Fabri Junior, o hospital começa a funcionar totalmente a partir do dia 1º de janeiro de 2011. “Vamos funcionar 100% no primeiro dia do ano que vem. Agora o desafio é atender a população de toda a região com qualidade”, destaca.
Para a secretária estadual de Saúde Beatriz Dobashi, o Hospital Regional de Nova Andradina deve seguir o exemplo da unidade de Coxim, onde foi reduzido em 50% a transferência de pacientes para Campo Grande.











