Chegada de Cuca faz diretoria do Santos repensar contratação de estrangeiros

Presidente José Carlos Peres prestigiava atletas de fora do país, mas técnico deseja jogadores que se adaptem rápido ao futebol brasileiro


PUBLICIDADE

O Santos deve adotar uma nova postura nesta reta final de janela de transferências. Antes, a prioridade da diretoria, chefiada pelo presidente José Carlos Peres, que depois ganhou o reforço do executivo de futebol Ricardo Gomes, era trazer apenas estrangeiros. A justificativa pela preferência do mandatário por gringos era que no mercado nacional "não havia opções".

 

Só que agora, após a chegada do técnico Cuca, o foco é outro. O treinador já deixou claro que não é o momento para a chegada de estrangeiros e que prefere atletas que conheçam o futebol brasileiro – e que não precisem de tempo para adaptação. Prova disso é que o comandante barrou a contratação do centroavante Marco Ruben, do Rosario Central, que tinha praticamente tudo acertado para defender o Peixe.

 

O princípio seguido por Cuca vai em uma via contrária à de Peres, que priorizava jogadores vindos de fora do país para "valorizar a marca Santos". O presidente e Ricardo Gomes, porém, dão abertura para o técnico opinar sobre qualquer negociação, assim como no caso de Ruben.

 

Seguindo a lógica, a tendência é de que o Santos não contrate mais estrangeiros nesta janela.

 

– São temas delicados de falar, mas vou falar: temos cinco estrangeiros aqui. Vamos trazer um sexto. Geralmente esse momento requer adaptação, e hoje não temos tempo para nada. Se pudermos, dentro da necessidade, trazer quem conheça território, que conheça o futebol brasileiro, é um tempo economizado – admitiu Cuca, em entrevista na semana passada.

 

O prazo para contratações internacionais se encerra exatamente em uma semana. E o Peixe segue de olho no mercado. A prioridade no momento é a contratação de um centroavante. A procura por um camisa 9, no entanto, segue "fria" no momento.

 

O Santos busca a contratação de um atleta para a função desde a saída de Ricardo Oliveira, ao fim da temporada passada. Yuri Alberto, de 17 anos, é o único centroavante do elenco. Eduardo Sasha e Gabigol compartilham a função e atuam improvisados. O camisa 10, apesar de ser o artilheiro do time no ano, não vive bom momento e diz que joga "fora de sua posição".

 

Muitos centroavantes já foram sondados ao longo de 2018, mas nenhuma contratação vingou: Tréllez, Gilberto, Uribe, Jonatan Álvez, Hernán Barcos, Franco Di Santo, Tobias Figueroa, Nicolás Blandi, Joaquín Ardaiz, Facundo Ferreyra, Guerrero e Jonas, entre outros.

Até o momento, três atletas foram contratados para o segundo semestre. Todos estrangeiros, trazidos antes da chegada de Cuca: o costarriquenho Bryan Ruiz, o uruguaio Carlos Sánchez e o paraguaio Derlis González.

 

Veja as informações do Santos para o jogo contra o Ceará:

 

Local: estádio Presidente Vargas, em Fortaleza
Data e horário: quarta-feira, às 19h30 (de Brasília)
Escalação provável: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Jean Mota; Alison, Carlos Sánchez e Diego Pituca; Rodrygo, Yuri Alberto e Bruno Henrique
Desfalques: Dodô (suspenso) Lucas Veríssimo (transição) e Eduardo Sasha (lesão na coxa esquerda)
Pendurados: Lucas Veríssimo, Léo Cittadini, Bruno Henrique, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Alison
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique apita a partida, auxiliado por Michael Correia e Silbert Faria Sisquim (todos do RJ)
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Antero Neto e Fabio Pizzato)
Tempo real: no GloboEsporte.com, a partir das 18h30

 

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE