Secretaria Municipal de Saúde promove ações durante o ‘Setembro Amarelo’ sobre a Prevenção do Suicídio e a Valorização da Vida


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha brasileira de conscientização da população a respeito da prevenção do suicídio. A Prefeitura de Angélica, por meio da Secretaria Municipal de Saúde também aderiu a causa e durante o mês de Setembro serão desenvolvidas diversas ações referentes ao tema que abrangem capacitações para profissionais da Atenção Básica, Escolas e para a população em geral, assim como atendimento visando orientações.

 

O tema escolhido pela Secretaria de Saúde para a campanha é ‘Falar é a melhor solução’ e tem o objetivo de alertar a sociedade a respeito da realidade em torno do suicídio.

 

O Ministério da Saúde tem estabelecido uma agenda de ações estratégicas compreendendo a importância da temática de saúde da população e estabelecendo compromissos e responsabilidades entre todas as instâncias elencando três eixos de cuidado: em primeiro a vigilância e qualificação da informação; em segundo a prevenção do suicídio e promoção da saúde e em terceiro a gestão e cuidado.

 

Dentro dessa perspectiva e acompanhando as diretrizes nacionais, para abertura das atividades, na segunda-feira (17/9/2018) às 13h aconteceu uma palestra com tema ‘Prevenção de Suicídio e Valorização da Vida ministrada pelo Capitão BM Capelão Edilson dos Reis, professor, pesquisador e Coordenador de Curso de Prevenção ao Suicídio do Hospital Universitário da UFMS.

 

A atividade foi organizada em parceria com o Major Pablo Diego Barros de Jesus, responsável pelo comando do 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Ivinhema, e reuniu profissionais da saúde, da Assistência Social, e a comunidade em geral.

 

Durante todo o mês de setembro acontecerão atividades voltadas para a valorização da vida e a prevenção do suicídio. Além das ações específicas de capacitação e orientações, a ideia é reforçar, aos profissionais da saúde, a importância de falar sobre assunto.

 

A Secretária de Saúde Francielli Fascincani destacou a importância de desenvolver estas ações pela valorização da vida, ressaltou as atividades que serão desenvolvidas durante o mês de Setembro tanto no município quanto no distrito de ipezal e agradeceu a parceria com o Corpo de Bombeiros e a AMS na pessoa da primeira dama Pastora Gonçalves, que numa parceria AMS e Secretaria de Saúde foram colocados laços amarelos pela cidade no intuito de chamar a atenção da população para um tema tão importante.

 

O prefeito Roberto Cavalcanti acompanhou a palestra e em sua fala destacou que toda forma de prevenção é de grande valia, e que a valorização da vida deve ser um ato contínuo.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE