Grêmio 'declara independência', conquista Tucumán pelas pontas e resgata espírito de 2017

Com grande atuação coletiva, Tricolor usa Everton e Alisson para fazer 2 a 0 na Argentina, relembra melhores momentos da campanha do tri e coloca um pé na semifinal da Libertadores


PUBLICIDADE

Fizesse Everton o terceiro gol ao ficar cara a cara com o goleiro Lucchetti, já no fim do segundo tempo, o placar teria sido o mesmo de quase um ano atrás. A vitória do Grêmio por 2 a 0 sobre o Atlético Tucumán, pela ida das quartas de final da Libertadores, teve um quê da semifinal de 2017, contra o Barcelona, em Guayaquil. E não à toa. A comissão técnica injetou o espírito da conquista do Tri da América a partir de um vídeo na palestra pré-jogo. A cereja do bolo para uma estratégia já montada de passes longos, marcação forte e jogo pelas pontas. O resultado apareceu pelos pés de Alisson, a surpresa da noite, e do próprio Cebolinha.

 

Ao lado de Maicon, Cícero ditou o ritmo justamente por sua capacidade de fazer lançamentos. Mas também subiu alto para ecoar o grito da "independência" do Grêmio. Na terra onde a Argentina deixou a dominação europeia para trás, foi o volante o alvo das cobranças de falta e lançamentos, para preciosos desvios de cabeça. Se a jogada é incomum para o Tricolor, a arma serviu para calar o Monumental José Fierro.

 

- Eu acho que foi importante essa vitória. Comentei com o grupo. Ano passado, o Grêmio sempre conseguia bons resultados fora, e a gente sabia administrar na Arena. E tínhamos que recuperar os resultados do ano passado - apontou Renato, na coletiva após o jogo.

 

Espírito de 2017

A comissão técnica compilou imagens dos principais jogos da campanha vencedora do Grêmio e passou para os jogadores após a preleção do técnico Renato Portaluppi. Ao som da música Reach, de Gloria Estefan, o elenco relembrou a conquista, com emoção de alguns, segundo o vice de futebol Duda Kroeff, e ganhou uma motivação a mais. Renato citou que o time precisava rememorar os bons resultados obtidos fora de casa em 2017, como o 3 a 0 sobre o Barcelona referido anteriormente.

 

- O vídeo que foi passado para a gente é da nossa conquista, de jogos que fizemos com vitórias. Que tenhamos em mente, não é fácil, mas é possível ganhar. É importante relembrar e saber que temos condições de ganhar. Nos passa motivação a mais para que a gente pudesse entrar hoje e fizesse o jogo que fizemos, talvez não brilhante, mas eficiente para conseguir a vitória - comentou o capitão Maicon, desfalque para o jogo da volta.

 

“Alguns sonhos se tornam eternos. Sonhos que você deseja com todo o coração. E eu farei o que for preciso para seguir adiante. Colocar tudo na direção para alcançar o que será meu. Se eu puder alcançar mais alto, e por um momento tocar o céu. Eu serei mais forte porque fiz o meu melhor" (trecho da música Reach)

 

Pelo alto e pelas pontas

Para atingir a vitória, o Grêmio precisou “saber sofrer”. Foi assim nos primeiros 20 minutos, de pressão local e ao menos três chances claras desperdiçadas pelos donos da casa e com bastante trabalho para Marcelo Grohe – goleiro que fez justamente a "defesa do século" contra o Barcelona-EQU. Por sua vez, o Tucumán teve problema: Noir não aguentou seis minutos em campo e, ao correr para tentar evitar um lateral para o Grêmio, em uma bola fortuita sentiu lesão. Deixou o campo desolado, mas aplaudido pelos torcedores, até então empolgados com os minutos iniciais.

 

Com o passar do tempo, o Tricolor desacelerou o jogo, tomou as ações. A partir de então, dominou as ações. E mostrou quem é o atual campeão da América.

 

Os autores dos gols gremistas eram peças-chave no tabuleiro do enxadrista Renato. Tinham a responsabilidade de povoar a área adversária a partir da ausência de um centroavante. Pois bem. Alisson saiu da ponta direita, fez a diagonal para dentro da área e aproveitou passe de Cícero, de cabeça, após lançamento de Geromel.

 

O Grêmio passou a ganhar mais espaços com o correto auxílio do árbitro de vídeo. Camisa 10, Gervasio Núñez pisou nas costas de Alisson e levou o amarelo. Após a consulta do VAR, o árbitro expulsou o argentino.

 

O mesmo Alisson, no segundo tempo, atacou o espaço às costas do lateral Abero. Por ali, conseguiu assistência para Everton fazer o gol. Um movimento um pouco diferente, já que o extrema no Grêmio, em 2018, tem participado mais da criação pelo centro do campo. Tudo foi arquitetado no treino fechado do último domingo, em Porto Alegre.

 

- O gol dele (Alisson) e o do Everton é uma jogada que peço bastante para estarem concentrados. Eles estavam ligados, focado. Fez o gol. Da mesma forma que o Everton fez o segundo gol - apontou Renato.

 

Aplausos para gremistas

Todo o ambiente remete à semifinal do ano passado. A fase era outra, claro. Mas o Grêmio enfrentou um estádio completamente lotado, uma torcida empolgadíssima por vivenciar aquele momento, e pouco se importou com tudo isso. A torcida do Tucumán apoiou a equipe durante os 90 minutos, sem clichê. Em determinados momentos, deixou de cantar. Mas já no fim, abriu a garganta como se estivera ganhando e aplaudiu os seus jogadores após o apito final.

 

 

Apesar dos 30 mil argentinos, o clima soube ser também cordial. A torcida do Grêmio foi provocada e trocou xingamentos com os oponentes limítrofes, mas foi recebida com aplausos ao entrar no estádio. Quando os primeiros gaúchos começaram a aparecer, os tucumanos, praticamente enchendo os seus setores, bateram palmas. O roupeiro Danilo Bueno, o Pepo, registrou o momento (veja acima).

 

Após o jogo, outra bela cena. O massagista Lucas Cruz, entregou água para torcedores do Atlético Tucumán, sufocados pelo calor e clima seco do momento. Lucão, como é conhecido, e os demais profissionais de apoio do Tricolor repetem gestos como esse América afora, sempre cordiais.

 

Como no início, os fogos de artifícios vararam o céu com o apito final da partida. O Atlético Tucumán acabou não sendo páreo para a estratégia organizada por Renato e a "independência" retomada em busca do Tetra. O 2 a 0 dá a possibilidade do Grêmio perder inclusive por 1 a 0 na Arena - o mesmo resultado leva para os pênaltis. A partida de volta ocorre no dia 2 de outubro. O capitão Maicon, suspenso, será o desfalque.

 

 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE