Ivinhema - MS, sexta-feira, 26 de abril de 2019

22º min
32º min



Publicado em: 04/02/2019 às 12h55

IVINHEMA: Bombeiros captura jiboia em sitio na Gleba Vitória


Ivinoticias

Foto: Divulgação

Bombeiros capturaram cobra em Ivinhema

 

Uma cobra foi capturada pelo Corpo de Bombeiros de Ivinhema na manhã desta segunda-feira (04) em um sitio na Gleba Vitória. O réptil, da espécie jiboia, tinha aproximadamente 1,10 metros de comprimento.

 

Conforme apurou o Site Ivinoticias, a corporação foi acionada pela manhã pelo o proprietário do sitio para que fossem capturar o animal que estava atacando as galinhas da propriedade rural.

 

Os bombeiros capturaram a jiboia e o colocaram em um tambor plástico. Em seguida, a cobra foi encaminhada e solta em uma reserva da Someco.

 

JIBOIA

 

A jiboia é uma cobra grande que pode chegar até quatro metros de comprimento, sendo a cauda curta e menor do que 15% da extensão do corpo.

 

A dentição é áglifa (sem dentes injetores de veneno). Para alimentar-se, mata a presa por constrição, enrolando-se e apertando-a firmemente, até que sinta com o corpo que a respiração e os batimentos cardíacos do animal cessaram. A jiboia abre então a boca e engole a presa inteira, pois as cobras não possuem dentes para mastigar o alimento.

 

Ela pode utilizar as árvores e arbustos e também tem hábito terrícola. O famoso "Bafo de Jiboia" nada mais é que uma estratégia de defesa, onde a serpente expulsa o ar dos pulmões produzindo um som característico. Uma reação que vem, muitas vezes, acompanhada do "bote". Possui atividade noturna.