Ivinhema - MS, quinta-feira, 25 de abril de 2019

22º min
32º min



Publicado em: 07/02/2019 às 14h46

'Retomar aulas de moral e cívica irá resgatar valores perdidos', diz Marçal Filho


ALMS

Foto: Assessoria

Educação e depressão foram os temas abordados pelo deputado Marçal Filho na tribuna

Recentemente, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou que vai dar ênfase à retomada da Educação Moral e Cívica para integrar os currículos das escolas, em todas as etapas da educação básica. Na sessão desta quinta-feira (7), o deputado estadual Marçal Filho (PSDB) manifestou apoio à volta do ensino de valores fundamentais.

 

“Por muito tempo, as pessoas faziam alusão à educação moral e cívica com a ditadura militar, uma vez que foi instituída em 1969. Hoje, os cidadãos perceberam a necessidade de recuperar a consciência cívica nos jovens. Retomar aulas de moral e cívica irá resgatar valores perdidos”, ressaltou.

 

Ainda na tribuna, o parlamentar abordou também a necessidade de atenção do Poder Público à depressão. Marçal leu um artigo que trata da "falsa crença de que a depressão e a ansiedade são sinais de fraqueza e de incapacidade diante da vida”. Conforme a Organização Muncial de Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do planeta. O Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina.

 

“Como não é algo aparente, acaba sendo incompreensível. E não adiantam livros de autoajuda ou palavras positivas. Essa doença, que tem lotado hospitais, tem sim tratamento. E o Poder Público deve dar atenção a isso, pois logo teremos grandes prejuízos em virtude da incapacitação ao trabalho”, disse.