Renato Câmara faz alerta sobre violência contra idosos

Em 15 anos, MS será considerado um Estado idoso, diz deputado


PUBLICIDADE

JD1 NOTíCIAS

O deputado Renato Câmara (MDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (12), para destacar que o Brasil está na 103º posição dos países mais violentos do mundo, mais violento inclusive que países como o Haiti. Renato Câmara ressaltou que 23% de toda violência é praticada contra idosos.

O deputado, que é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, repercutiu o evento de ontem, com o lançamento da Campanha Junho Prata, e alertou que, em 15 anos, o estado de Mato Grosso do Sul será considerado idoso, sendo a maior parte da população formada por idosos. O deputado afirmou que é necessário protegê-los de todo tipo de violência, incluindo a solidão e o desamparo, o abandono da família e da sociedade.

“O idoso muitas vezes fica esquecido, num canto da casa. Dados apontam que 52% da violência praticada contra idosos é de parente de primeiro grau. Ele fica constrangido em denunciar. O debate é complexo e precisa ser ampliado”, frisa Renato Câmara.

Já o líder do governo do Estado, deputado Barbosinha (DEM), avaliou que “no momento em que estamos vivendo, na pressa, correria, a geração não se prepara para cuidar do idoso. E esse cuidado passa a ser uma exceção e não uma regra”.

O deputado estadual Evander Vendramini (PP) comentou que é necessário combater os golpes aplicados aos idosos, devido à vulnerabilidade dos mesmos. Ele citou o projeto de lei que criou, proibindo as instituições financeiras de ofertarem ou celebrarem qualquer tipo de contrato de operação de crédito com aposentados e pensionistas por meio de comunicação telefônica.

Para o deputado Professor Rinaldo, o Brasil é o país da discriminação. “Tratam os idosos como um material descartável, apesar do que está dentro do Estatuto. Precisamos lutar contra isso”.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE