PUBLICIDADE

Análise: com dedo de Sampaoli, Santos sobra no Brasileiro (e na Vila), alterna estilo e amassa rival

Peixe vai tranquilo para a pausa da Copa América e ao menos na vice-liderança

| GLOBOESPORTE.COM / GABRIEL DOS SANTOS


O Santos passará a pausa para a Copa América ao menos na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, competição que vem fazendo jus ao bom futebol apresentado em 2019.

Na vitória por 1 a 0 no clássico contra o Corinthians, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, o Santos amassou o rival com uma forma diferente de jogar nos primeiros minutos.

Ao contrário do que geralmente ocorre, o técnico Jorge Sampaoli não lançou seu time ao ataque logo no início do jogo para o habitual "abafa". Surpreendentemente, nos 20 minutos iniciais, o Santos deixou a bola com o Corinthians e tinha abdicado do estilo "amor pelo balón".

O Peixe esperava o rival decidir o que faria com a bola – na maioria das vezes, a perdia – para tentar pegar o time comandado pelo técnico Fábio Carille desprevenido na defesa. Da metade do primeiro tempo para frente, só deu Santos.

Sampaoli mudou completamente a forma do time se portar, deixando o "abafa" inicial para o fim dos primeiros 45 minutos. Veja na imagem abaixo:

Na etapa final, o jogo seguiu sendo dominado pelo Santos. Com uma diferença: Soteldo, até então sumido e errando tudo, entrou no jogo e enfim conseguiu se desvencilhar da marcação de Bruno Méndez. E foi exatamente por este caminho que surgiu o primeiro gol do Peixe (veja no vídeo abaixo).

O gol foi novamente marcado por Eduardo Sasha, agora artilheiro do Brasileirão, com cinco bolas na rede, e seguiu provando para Sampaoli que pode ser o camisa 9 que ele tanto pedia antes da contratação de Uribe.

A vitória no clássico também reiterou a melhora de desempenho do Santos quando atua na Vila Belmiro, estádio de preferência dos atletas e também de Sampaoli.

O que vem por aí

Após a vitória no clássico, os jogadores ganharão 11 dias de folga. Os trabalhos diários no CT Rei Pelé serão retomados no dia 24 de junho, exatamente três semanas antes do jogo contra o Bahia, o primeiro após o torneio de seleções, a ser realizado no dia 14 de julho, válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a vitória no clássico, Santos dormirá na liderança do Campeonato Brasileiro, com 20 pontos, um a mais que o Palmeiras, que enfrenta o Avaí nesta quinta e ainda tem uma vitória sobre o Botafogo suspensa pelo STJD.



LEIA MAIS

F-1
Hamilton vence GP da Bélgica de Fórmula 1 e fica a duas vitórias do recorde de Schumacher (ÁUDIO)
F-1
Hamilton lidera terceiro treino livre na Bélgica; Vettel dá vexame e é o último
F-1
Ayrton Senna é o piloto mais rápido da F1 nas últimas quatro décadas, informa estudo
Levantamento encomendado pela categoria mostra que tricampeão foi o mais veloz na comparação com colegas de equipe nas classificações, onde se afere velocidade bruta dos pilotos
F-1
F1: Interlagos terá esquema de segurança com mil policiais para o GP do Brasil
O número é parecido com o que costuma ser utiizado em clássicos entre dois grandes clubes de São Paulo
F-1
Lewis Hamilton é hexacampeão mundial de Fórmula 1
F-1
GP da França: Bottas bate Hamilton em nova dobradinha da Mercedes no terceiro treino livre
Em mais uma disputa apertada no topo, finlandês faz o melhor tempo do fim de semana, enquanto Ferrari até vai bem nos primeiros setores da pista, mas sofre justamente no último
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE