WhatsApp vai mostrar se uma mensagem foi encaminhada muitas vezes

Mensagem encaminhada mais de cinco vezes será marcada com a etiqueta 'Encaminhada com frequência' ao lado de um ícone de seta dupla para evitar disseminação de notícias falsas


PUBLICIDADE

OLHAR DIGITAL

O WhatsApp está se esforçando para não contribuir – mais – com a disseminação de notícias falsas e boatos. Depois de limitar o número de vezes que uma única mensagem pode ser compartilhada e marcá-la como 'encaminhada', a plataforma começou, nesta sexta-feira(2), a lançar um novo recurso que indica quando uma mesma mensagem foi encaminhada inúmeras vezes.

Anteriormente, a função, chamada 'Frequently Forwarded' (encaminhado com frequência, em tradução literal), estava em fase de testes da versão beta 2.19.80 do WhatsApp. A assessoria da empresa informou ao Olhar Digital que a companhia está estreando a novidade em aplicativos Android e iOS atualizados de usuários no mundo todo de forma gradual.

Isso significa que os apps estão recebendo o recurso aos poucos e, por isso, em muitos ele ainda não está disponível. Como o Brasil é um dos maiores mercados do mensageiro, a ferramenta deve chegar em breve por aqui.

Com o recurso, uma mensagem encaminhada mais de cinco vezes será marcada com a etiqueta 'Frequently Forwarded' ao lado de um ícone de seta dupla, em vez de uma seta única, como aparece no conteúdo encaminhado pela plataforma atualmente.

O WhatsApp também vai notificar o usuário quando ele for encaminhar uma mensagem que já foi enviada múltiplas vezes por outra pessoa com o texto 'Essa mensagem vai ser marcada como encaminhada muitas vezes'.

'Recentemente, introduzimos uma atualização em nossas mensagens encaminhadas que ajuda as pessoas a identificarem quando receberam mensagens que foram encaminhadas várias vezes anteriormente. Essas mensagens altamente encaminhadas serão marcadas com um ícone de seta dupla e os usuários serão avisados [sobre isso] quando encaminharem tais mensagens', disse um porta-voz do WhatsApp ao portal Live Mint.

A nova atualização vale para textos, imagens, vídeos e áudios encaminhados. É uma forma do WhatsApp combater a propagação de notícias falas e desinformação pela plataforma, problema que fez a empresa receber muitas críticas durante as eleições brasileiras de 2018.

Na Índia, outro mercado principal do aplicativo, o WhatsApp também entrou na mira do governo depois de boatos espalhados pela plataforma causarem uma onda de linchamentos no país. Os incidentes levaram as autoridades indianas a pedir que a empresa tomasse medidas para impedir a circulação de textos falsos e conteúdo provocativo.

Ao Olhar Digital, o WhatsApp informou que a etiqueta vai informar apenas se uma mensagem foi encaminhada muitas vezes, sem especificar a quantidade de vezes, como é possível ver nos screenshots abaixo.

Em nota, o WhatsApp informou:

“Introduzimos recentemente uma atualização na etiqueta de mensagem encaminhada para ajudar as pessoas a identificar quando receberem mensagens que foram encaminhadas várias vezes anteriormente, como uma corrente. Essas mensagens serão sinalizadas com um ícone de seta dupla e os usuários receberão um aviso quando encaminharem tal mensagem.” – Porta-voz do WhatsApp


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE