IVINOTíCIAS
Quais são os objetivos que fazem a grandeza de um time a sua marca, jogadores famosos ou ainda sua torcida enlouquecida e apaixonada. É através de alguns desses objetivos que a Sociedade Esportiva Palmeiras, mais popularmente só chamado de Palmeiras, que neste dia 26 de agosto completa 105 anos de existência e algumas loucuras que certos torcedores fazem por amor ao seu time do coração chega a ser impressionante.
Aqui em Ivinhema o jovem Fábio Junior, 37 anos, que é apaixonado pelo time Palmeiras, acompanha o time desde 1996 no qual vem anotando todos os resultados das partidas num caderninho que ele tem com muita estima.
Tudo começou com uma brincadeira de criança no qual pediu para a mãe comprar um caderno para anotar os finais das partidas da Copa América, Copa Ouro, e quando chegou no ano de 1996 resolveu começar a anotar todos os resultados, desde 28 de fevereiro de 1996 até 25 de agosto de 2019, mais especifico os jogos do Palmeiras.
No caderno que ele tem com muito estima, alguns jogos foram pesquisados antes de 1996 para que assim possa ser relembrado a trajetória do time Palmeiras, e relembra o fato que só se não tiver condições mesmo de assistir ao jogo na tv ou no rádio, mas do contrário, ele procura acompanhar todos os jogos. E quando sai a escalação oficial antes do jogo, o jovem já compartilha nos grupos de whatsapp, facebook e Instagram.
E até hoje vem anotando os resultados não só do palmeiras, mas também da Copa do Mundo e Copa América, dentre outros campeonatos, no qual o que faz o caderno ser mais velho que a Wikipédia por ter surgido na internet em 2001, até chegou a falar com o jornalista Ivan Moré da rede globo, relatando que era torcedor fanático do time e comentou sobre essa sua mania e o mesmo disse que havia o Wikipédia no qual podia ter todos os resultados, mas o mesmo disse que ele estava enganado, pois o caderno surgiu em 1996, cinco anos antes de surgir a tecnologia do Wikipédia e até mesmo o Google que surgiu em 1998.
Com a volta do brasileirão 2019 após um intervalo para a Copa América, ele disse que é comum acompanhar os jogos do time na televisão e mesmo quando não acompanha o jogo, ele procura o resultado nos sites de esportes para saber se o seu time ganhou o jogo. Ele até cita uma famosa frase do ex-jornalista e palmeirense fanático já falecido, pai do jornalista Mauro Beting.
Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense, é simplesmente impossível.
Ele que tem muitas camisas oficiais, algumas ele comprou outras foram ganhadas, mas sempre que pode estar usando a camisa para sair na rua, até para trabalhar, até relembra uma brincadeira de um amigo, que a cidade com risco iminente de H1N1 e o jovem trabalhando pelado, ai foram muitos risos, mas tudo não passa de uma brincadeira.
O jovem hoje tem o maior prazer em poder acompanhar o time do coração e estar anotando ali o resultado. Quando o time ganha ele diz que é aquela festa, de ligar a tv no volume mais alto, gritar. Disse ainda que quando tem jogos do Palmeiras, até os parentes saem de casa e deixa o Fábio sozinho para assistir ao jogo, pois quando se tem jogo do Palmeiras, até os vizinhos sabem da alegria ou tristeza que é transmitida na emoção do jogo, os gritos e xingamentos.(risos)
No ano de 2018 quando o Palmeiras foi campeão do Campeonato Brasileiro, foi a maior alegria para o jovem, Ele e muitos amigos palmeirenses na cidadehaviam arrecadado R$ 2.700 reais em dinheiro, isso tudo somente para comprar os fogos e fazer a festa da torcida de palmeirense de Ivinhema. Mas devido ao horário de verão, com o termino do jogo ainda estava claro, não deu para ver o brilho dos fogos, mas mesmo assim fez questão de fazer lives ao vivo em suas redes sociais, e uma delas deu mais de dez minutos de gravação de fogos de artifício estourando.
Hoje o Fábio Jr, pensa em ter uma torcida organizada do Vale do Ivinhema, mas isso ainda está em projeto e precisaria de apoio de empresários da cidade para que assim, a mesma fosse mais estruturada. os amigos dele torcedores da cidade vizinha de Nova Andradina, até parabenizou o jovem pela festa organizada.
Ele que pesquisa fotos do Palmeiras, como por exemplo, pôster do time quando é campeão de algum campeonato e guarda tudo em um arquivo no computador, assim como também alguns vídeos do youtube, no ano passado até chegou enviar uma carta para o clube Sociedade Esportiva Palmeiras em São Paulo, mas não obteve resposta, e tudo que é relacionado ao time Palmeiras, seja foto, vídeo, acessórios, o jovem vai em busca para adquirir, e disse que aqui em Ivinhema em um estabelecimento, o jovem está “namorando” para comprar uma garrafa de champanhe que tem o símbolo do palmeiras.(risos)
O sonho do jovem é visitar o antigo estádio Palestra Itália, hoje Allianz Parque em São Paulo, mas ainda não teve poder aquisitivo para que isso possa se tornar uma realidade.
Quando tem o clássico Palmeiras e Corinthians o jovem relata que fica em estado de infarte, pois onde ele mora só tem ele de torcedor do time alviverde, já que seus dois vizinhos, tanto do lado direito como do lado esquerdo de sua residência, são corintianos e só ele fica no meio de palmeirense.
O Site Ivinoticias perguntou ao Fábio Jr. qual seria na sua opinião o seu maior ídolo do time, ele respondeu que desde que se conheçe por gente e acompanha o time do coração, as equipes de 1993/1994 que eram a base da Seleção Brasileira e conquistaram vários títulos assim como a equipe de 1996 que conquistou o campeonato paulista com um ataque de 102 gols, foram as melhores que ele em sua vida viu jogar, mas quando citamos apenas um jogador a resposta veio de imediato que era o Marcos Roberto Silveira Reis, o "São Marcos", goleiro do Palmeiras, no qual um momento marcante foi a semi final da Taç Libertadores no ano de 2000 contra o time do Corinthians, onde a decisão do jogo foi na disputa de pênaltis, e o goleiro Marcos defendeu o pênalti do jogador Marcelinho Carioca do Corinthians, com o placar de 5 x 4 para o Verdão, onde o time se classificou pelo segundo ano consecutivo as finais do torneio, e não poderia tambem deixar de citar outro grande goleiro alviverde, o Fernando Büttenbender Prass, mais conhecido apenas como Fernando Prass, que mais recentemente há uns quatro anos atrás, conquistou a Copa do Brasil de 2015, diante do Santos Futebol Clube, no estádio Allianz Parque lotado em uma decisão por pênaltis, onde Fernando Prass bateu a última cobrando de pênalti dando a vitória por 5x4 e o título ao Palmeiras, onde o narrador da Tv Globo, Cléber Machado narrou a cobrança com a seguinte frase: "Se o Prass fizer o Palmeiras é campeão, Se o Prass fizer o Palmeiras é campeão", se tornando dessa forma o único goleiro da história do time a marcar um gol.
Antes mesmo quando era mais novo, Fábio morou na sítio e não tinha tv em sua casa para acompanhar os jogos, é aí que entra a vez do rádio, no qual a Rádio Globo de São Paulo era sua maior companheira, jpa que transmitia o jogo, e lá estava o jovem com o “radinho” no ouvido acompanhando a partida.
Hoje com a era da informática, quando o jovem está trabalhando, e não pode assistir ao jogo do seu time do coração, acompanha o jogo pela internet nos sites de esportes para ficar atento aos lances do jogo.
Mas quando fala de título mundial, o jovem já vai logo falando, temos sim um mundial, vocês sabem que somos, já que muitos torcedores do time rival sempre brinca com os palmeirenses dizendo que "não tem mundial", mas ele diz que após a metade do século XX, o alviverde atingiu o maior momento da sua gloriosa história, conquistando um dos mais importantes títulos internacionais, o Mundial Interclube conquistado em 1951 no estádio do Maracanã, após ter vencido o time da Juventus de Turim da Itália, no primeiro jogo por 1x0, o verdão empatou em 2x2 e se sagrou campeão da Copa Rio, torneio esse que tinha alguns dos principais times do mundo disputando como a Juventus-ITA, Estrela Vermelha, Nice-FRA, Áustria Viena, Nacional e Sporting, além de Palmeiras e Vasco do Brasil. A FIFA (Federação Internacional de Futebol) no ano de 2014 homologou a copa Rio de 1951 como sendo um Campeonato Mundial de Clubes.










