Facebook indica que também vai remover número de curtidas das postagens - Redes sociais


PUBLICIDADE

CANALTECH/FELIPE RIBEIRO

O Facebook deve começar a ocultar o contador curtidas nas postagens do feed em breve. Tal qual fez no Instagram, a ideia da empresa é de 'proteger' os usuários de comparações destrutivas e eventuais pagamentos para aumento de interações. Outra prevenção ficaria por conta de usuários que excluem postagens por acharem que não estão recebendo curtidas suficientes. O aplicativo para Android, inclusive, está fazendo testes e quem os descobriu foi ela, claro, a blogueira especialista em encontrar indícios em redes sociais Jane Manchun Wong.

O pessoal do TechCrunch indagou o Facebook sobre isso e a empresa acabou confirmando que está considerando remover a contagem de curtidas. A rede social, no entanto, se recusou a compartilhar os resultados dos testes de ocultação do Instagram, seus motivos exatos ou qualquer programação para iniciar os testes. Se decidir ir adiante, o Facebook provavelmente o fará gradualmente para não prejudicar os negócios.

Ainda assim, este teste no aplicativo central do ecossistema de Mark Zuckerberg indica que os resultados com o Instagram possam estar sendo bem vistos, com pouca influência na monetização ou no engajamento. Depois de iniciar essa mudaça no Canadá no final de abril, o Insta expandiu para países como Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Irlanda e Japão em julho. Na rede social de fotos e vídeos, o autor de uma postagem ainda pode ver o total de curtidas, mas todos os outros não.

Na prática, é possível detectar uma mudança de comportamento de alguns usuários do Instagram após a remoção do contador de curtidas. Resta saber se o Facebook, que claramente está em declínio, terá o mesmo efeito e se isso será positivo ou não.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE