PUBLICIDADE

Quais são as vantagens e as desvantagens de se tornar mãe depois dos 30 anos

| ASSESSORIA


Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Antes de mais nada é vital deixar claro que a escolha de ser mãe independente da idade é da mulher. É claro que há vários fatores que influenciam essa tomada de decisão, mas a mulher deve ter sempre a palavra final já que grande parte da responsabilidade de uma gravidez é dela, por isso não é melhor ou pior ter uma gravidez antes ou depois dos 30, mas há algumas vantagens e desvantagens, as quais podem mudar de acordo com a realidade e o estilo de vida da mulher.

 

De uma forma geral, as mulheres estão se tornando mães mais tarde pois elas passaram a priorizar as suas carreiras e também estão casando mais tarde. A competição do mercado de trabalho faz com que as mulheres adiem suas gravidez. Um outro fator é dificuldade de construir relacionamentos longos, os aplicativos de relacionamentos geraram grandes mudanças e as pessoas estão vivenciando por mais tempo a vida de solteiros.

 

Quais são as desvantagens de se tornar mãe depois dos 30 anos?
Entre as desvantagens estão:

 

●     Pode se levar mais tempo para conseguir engravidar. Depois dos 30 anos, algumas mulheres podem apresentar dificuldades para conseguirem engravidar, já que o sistema reprodutor está mais velho.

●     Quando se engravida pode haver mais complicações. Ao mesmo tempo, ao engravidar depois dos 30 anos, a mulher pode experimentar mais complicações, entre elas diabetes gestacional e pressão alta.

●     O parto também pode ser mais dificultado, levando a realização de cesárias ao invés do parto normal. A cérvix  pode não abrir no tamanho necessário, o bebê não está posicionado ou se movimentando corretamente ou as contrações não são tão fortes.

 

Quais são as vantagens de se tornar mãe depois dos 30 anos?
 

Entre as vantagens estão:

 

 

●     Uma carreira mais estabelecida. Geralmente, aos 30 anos, a mulher já terminou os seus estudos e está inserida dentro do mercado de trabalho, o que pode resultar em mais condições financeiras para sustentar a criança como também mais oportunidades para o desenvolvimento da mesma.

●     Uma mentalidade mais madura. A mulher de 30 anos também é geralmente mais madura, de forma a lidar com as questões da maternidade e da vida com mais experiência, facilitando a relação de doação de amor, tempo, energia e dinheiro que é maternidade.

●     Menor sensação de perda da vida antiga. A maternidade traz grandes mudanças, a algumas mulheres podem ter o sentimento de perda da sua vida passada, já que tudo muda. Quando se está mais velha, a mulher teve tempo de viver experiências e está pronta para se dedicar para uma nova vida, não sentindo que está perdendo ao ficar em casa com o bebê, como acontece se a gravidez acontece muito cedo ou sem planejamento.

 

Em resumo, as desvantagens estão ao redor das questões biológicas e de envelhecimento, e as vantagens estão ao redor das questões de estilo de vida e de comportamento da mulher. Em ambos, o que é relevante é a vontade de ser mãe e o planejamento. Quanto mais consciente a mulher estiver sobre o que a maternidade vai representar em sua vida, mais fácil ser essa transição independentimente da idade.



LEIA MAIS

Geral
Morador de rua que dormia no banco de praça é espancado e roubado
Vítima disse ter sido agredida por várias pessoas
Geral
IVINHEMA: Moradora denuncia descaso com Avenida Panamá
Empresária diz que comércios estão sendo esquecidos e ignorados
Geral
Dupla tenta levar moto, vítima recebe ajuda de militar, mas bandidos ainda fogem com bolsa
Geral
Em briga, morador de rua é empurrado e quase cai em córrego
Ele teve de ser socorrido
Geral
Polícia paraguaia impede ‘guerra’ entre PCC e Rotela em presídio na fronteira com MS
Lanças, cordas e facas artesanais foram encontradas nas celas das facções criminosas
Geral
Caminhão com placas de Nova Andradina se envolve em acidente com morte no Paraná
Acidente foi na BR-376, região de Paranavaí e duas pessoas morreram, segundo a PRF
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE