Apenas metade da população tem acesso à internet, diz estudo

Estudo ainda aponta que há desigualdades entre a população usuária da rede


PUBLICIDADE

JD1 NOTíCIAS/SARAH CHAVES, COM INFORMAçõES DA AGêNCIA BRASIL

O acesso à internet passou a estar disponível a 51% da população mundial em 2019. Foi o primeiro ano em que a conectividade ultrapassou a casa dos 50%.

Contudo, o índice mostra que, a despeito da Rede Mundial de Computadores ter ganhado importância nas mais diversas esferas sociais nos últimos 20 anos, quase metade da população ainda não dispõe desse recurso.

A informação é apresentada e discutida no relatório 'Estado da Banda Larga 2019', da Comissão de Banda Larga, grupo que reune representantes de empresas e das Nações Unidas. Quando considerados os domicílios, o índice aumenta, chegando a 57,8%. Em 2005, 19% das casas conseguiam navegar na web. Contudo, quando considerada a banda larga fixa, o percentual cai para 14%. Já o ritmo de crescimento de conectividade em lares desacelerou, tendo saído de 53% para 54,8% entre 2017 e 2018. Em países mais pobres, a taxa de crescimento caiu de 19% em 2017 para 17,5% em 2018. Banda larga é o termo empregado para a conectividade com uma velocidade de pelo menos 256 kbps e que assegure um conjunto mínimo de atividades online, como visitação de sites e aplicações de comunicação. O índice de 51% ainda está distante da meta de chegar a 75% de penetração até 2025. Desigualdades O relatório aponta que para além de metade da população estar fora da internet, entre os conectados há desigualdades importantes. “As distâncias existentes na adoção de conectividade são conduzidas por brechas de diferentes tipos: geografias (áreas urbanas x rurais), renda (ricos x pobres), idade e gênero, entre outros”, destaca o relatório. Enquanto a conexão de baixa qualidade foi apontada por 43% em países mais pobres, o problema foi mencionado 25% de entrevistados em nações mais ricas. Outro exemplo mais claro é no preço dos pacotes entre diferentes regiões do globo. 


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE