Novo app do DPVAT bloqueia celular enquanto usuário dirige

Aplicativo 'Modo Trânsito' envia respostas automáticas a quem tentar entrar em contato com o motorista; objetivo é evitar distrações durante a condução


PUBLICIDADE

OLHAR DIGITAL

O Seguro DPVAT (Danos Pessoais causado por Veículos Automores de Via Terrestre) lançou, nesta quinta-feira (3), o aplicativo Modo Trânsito. O app pode bloquear ligações e mensagens no celular do motorista enquanto ele dirige, enviando respostas automáticas a quem tentar entrar em contato com o condutor. A ferramenta já está disponível para Android e deve chegar ao iOS em breve.

O aplicativo permite personalizar respostas automáticas para contatos específicos e compartilhar a localização no momento do envio da resposta. O usuário também conta com uma série de opções de textos prontos para facilitar a ação, como: 'Estou dirigindo. Para garantir a minha segurança e de todos, respondo em breve'.

Caso o contato seja feito por WhatsApp, o app do DPVAT emite o comunicado de bloqueio pelo próprio mensageiro do Facebook. Quando se recebe uma mensagem ou ligação convencionais, a solução é o envio de um SMS automático com o alerta.

De acordo com a Seguradora Líder, responsável por administrar o DPVAT, o objetivo é evitar a distração do motorista no trânsito. Para fazer o aplicativo funcionar, basta clicar em 'Ativar' ao iniciar a viagem no veículo. O condutor pode desativá-lo a qualquer momento para voltar a receber ligações e mensagens normalmente.

Sobre o DPVAT

O seguro DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país. O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. Do total arrecadado: 45% são destinados para o Sistema Único de Saúde (SUS); 5% fica com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e 50% vão para o pagamento de sinistros e despesas administrativas.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE