Geral
Criminosos usam nome de famosos para aplicar golpe pelo WhatsApp
Objetivo da ação é roubar a conta da vítima no aplicativo de mensagens e pedir quantias em dinheiro para amigos; saiba como se proteger
R7.COM
Um golpe na internet está usando o nome de pessoas famosas para roubar dados de usuários e praticar extorsões. Os cibercriminosos enviam mensagens simulando ser uma pessoa que trabalha diretamente com artistas e personalidades da TV e convidam para uma suposta festa.
A última vítima foi o apresentador Celso Portiolli que usou sua conta oficial no Instagram para alertar os seguidores e esclarecer o que estava acontecendo.
"Atenção, pessoal, novo golpe! Tão olhando aí nas pessoas que eu sigo, pegando os contatos comerciais no perfil dessas pessoas que eu sigo - tem muitas que são profissionais e tem telefones de contato ali - e estão ligando, dizendo que eu estou fazendo evento e uma festa. É mentira!", publicou Portiolli.
No fim de novembro, a cantora Preta Gil também avisou os seguidores sobre um golpe que usava seu nome para atrair vítimas.
A estratégia dos criminosos é simular o envio de um código para confirmar a participação no evento. A sequência de numérica, porém, é o código de verificação da conta do WhatsApp da vítima. Dessa forma, aplicativo de mensagens pode ser habilitado em outro aparelho.
Após abrir a conta do app em outro celular, os criminosos enviam mensagens para os números salvos nos contatos para pedir depósito em dinheiro para uma suposta situação de emergência.
A atriz Giovanna Ewbank, a cantora Lexa, o humorista Paulo Gustavo e os sertanejos Henrique e Juliano também tiveram seus nomes envolvidos em golpes aplicados pelas redes sociais e apps de mensagens.
Uma das maneiras para se proteger é usar a verificação em duas etapas. Essa é uma barreira extra de segurança que exige uma senha criada pelo próprio usuário. Assim, mesmo que alguém tenha o código de verificação não é possível acessar a conta.