Ainda dá tempo: Termina hoje prazo para inscrição no Enem 2020

Taxa de inscrição é de R$ 85


PUBLICIDADE

MIDIAMAX

Seguem até às 23h59 (horário de Brasília) as inscrições para o Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), cuja data de realização deve ser adiada em pelo menos 30 dias, segundo decisão do MEC (Ministério da Educação). O boleto de pagamento da prova, gerado após preenchimento do cadastro, pode ser pago até esta quinta-feira (28). A taxa de inscrição é de R$ 85.

 

Neste ano, o Enem terá duas modalidades: a prova impressa, tradicional – que inicialmente seria aplicada em 1º e 8 de novembro – e a digital, com aplicação outrora prevista para 22 e 29 de novembro. A segunda modalidade, porém, já está com inscrições esgotadas.

 

Segundo o MEC, pelo menos por enquanto não foi anunciada nenhuma mudança na metodologia de aplicação e a estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

 

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova.

 

Polêmicas
A manutenção da data do Enem mesmo com a pandemia do novo coronavírus gerou polêmica entre diversas frentes, desde parlamentares e movimentos sociais, visto que parte dos estudantes – sobretudo quem é de escola pública – não dispõe de aparato tecnológico para acompanhar aulas remotas na mesma condição de estudantes de escolas particulares.

 

O Senado aprovou, no dia 19, matéria legislativa para suspender o Enem e demais vestibulares, mas antes da matéria ser votada na Câmara, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou o adiamento por período indefinido, de 30 a 60 dias das datas inicialmente previstas. Em razão disso, a tramitação do projeto de lei na Câmara parou.

 

Vale lembrar, ainda, que no último dia 21, o PSOL entrou com uma ação na Justiça Federal de São Paulo para adiar a data limite para inscrições. Até o momento não há decisão sobre o processo.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE