Ivinhema planeja ações para fortalecer agricultura familiar


PUBLICIDADE

ASSESSORIA

PUBLICIDADE

O Município de Ivinhema desenvolve diversas ações que têm como objetivo fortalecer a Agricultura Familiar. A Prefeitura, juntamente com a vigilância sanitária, Secretaria de Agricultura, Agraer, Iagro, entre outros, estão se organizando para implantar o SIM – Serviço de Inspeção Municipal. Para tanto, o prefeito da cidade, Renato Câmara, se reuniu na semana passada com a representante do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inês Castro da Costa e Almeida. A reunião teve a presença também de secretários, vereadores e outras autoridades locais.
“Vamos definidamente implantar o Serviço de Inspeção Municipal. Esse é um grande avanço para a comercialização dos produtos industrializados pela agricultura familiar, gerando renda e emprego no campo. Ações como esta faz parte de nosso grande projeto de desenvolvimento.”, ressalta o prefeito Renato Câmara.
O SIM está sendo criado para tornar obrigatórias a prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal produzidos no município de Ivinhema e destinado ao consumo humano dentro dos limites de sua área geográfica.
A representante do MAPA, fala da importância de um serviço como este. “É importante o produtor andar legal, dentro da lei e poder vender livremente sem correr o risco de ter seu produto apreendido. Hoje, com a legislação de combate ao clandestino, isso é uma prioridade do Governo Federal”, disse ela.
Inês destaca ainda que o maior desafio na região do Vale do Ivinhema é estruturar este tipo de serviço. “Há uma demanda muito grande, tanto da parte dos produtores, da sociedade em geral que precisa de um sistema que vai ampliar a comercialização, aumentar a renda do produtor e melhorar a posição social do Município. Vejo como um beneficio muito grande e estruturar o SIM é o primeiro passo”.
Com o SIM, fica sujeita a inspeção e a fiscalização os animais de todas as espécies destinados ao abate, seus produtos e subprodutos e matérias primas; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; o ovo e seus derivados; o mel e seus derivados produzido no Município de Ivinhema.
Investimentos na área - O Município investe cada vez mais em ações que têm a finalidade de incentivar e impulsionar a agricultura familiar local. Vários são os projetos desenvolvidos. A última conquista foi a aquisição dos equipamentos de uma fábrica de processamento de frutas que está em fase de construção.

Somente nesta ação, foram investidos R$149.400,00, recursos estes provenientes do MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário e mais contrapartida do Município de Ivinhema. Entre os equimamentos comprados está um Pasteurizador inativador tubilar com capacidade de 500 litros/hora, uma despolpadeira, um fatiador de frutas e um elevador de aço.

A construção da Fabrica também está inserida no Pronat - Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e é concretizada pelo MDA e também tem contrapartida do Município.

A ação foi possível pelo fato da Prefeitura de Ivinhema incentivar a diversificação da agricultura familiar, e os projetos de fruticultura do prefeito Renato Câmara. O município é reconhecido como a Capital da Goiaba do MS.




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE