PUBLICIDADE

Cursos online são solução para alta demanda por profissionais de tecnologia

| DIVULGAçãO


Demanda por profissionais de tecnologia não para de aumentar - Foto: Pxhere/CC0 Public Domain

A demanda por profissionais do setor de tecnologia está em ascensão há mais de uma década. Sobram vagas no mercado por falta de profissionais qualificados e diversos cursos online têm se apresentado como solução para atender à necessidade crescente do mercado.

 

Demanda por profissionais qualificados não para de crescer

 

De acordo com estudos da empresa de consultoria IDC Brasil, que acompanha o mercado brasileiro há mais de uma década, a demanda nacional por profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) não para de crescer.

 

Para se ter uma ideia do tamanho da necessidade do setor, basta mencionar que em 2011 a carência brasileira por profissionais de TIC se encontrava em 27% do total do mercado. Já em 2015 o número passou para 32%, valor que representa uma lacuna de mais de 117 mil postos de trabalho.

 

Segundo Pietro Delai, gerente de Consultoria e Pesquisa da IDC, nos últimos anos o número de vagas não preenchidas aumentou ainda mais e o déficit passou para impressionantes 150 a 200 mil vagas em 2018.

 

Os profissionais mais requisitados e com os maiores salários estão especialmente relacionados a área de análise de dados, com a demanda por cientistas de dados tendo crescido cerca de 50% entre 2017 e 2018, assim como desenvolvedores full stack, cuja demanda cresceu mais de 169% de 2019 para 2020. Os dados são respectivamente da PageGroup e da Revelo.

 

O fato é que, de acordo com um relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil forma pouco mais de 45 mil profissionais de TI por ano, enquanto o mínimo necessário para atender ao mercado seria de 70 mil – ou seja, quase o dobro.

 

O número de cursos tradicionais voltados para a área tem aumentado e os próximos anos devem contar com um acréscimo no número de formados. Apesar disso, a principal solução para quem quer se qualificar de forma rápida para trabalhar na área tem sido os diversos cursos online disponíveis.

 

Inúmeras opções online já se consagraram no mercado

 

Uma das melhores e mais tradicionais plataformas para encontrar cursos relevantes da área de tecnologia na internet é a Class Central. A plataforma é uma agregadora de universidades online que possibilita aos interessados acessarem diversas opções de cursos.

 

Uma das principais opções disponíveis na Class Central é a famosa Universidade de Warwick. Conhecida por ser uma espécie de “incubadora” para competidores de poker por contar com um dos melhores currículos de lógica e matemática do mundo, essa instituição britânica foi responsável por desenvolver as habilidades de lendas como James Keys, Zimnan Ziyard e muitos outros que atualmente chegam às mesas finais.

 

Através da Warwick é possível encontrar inúmeros cursos excelentes voltados para a formação de profissionais de big data, gerentes responsáveis pela tomada de decisões e previsão de tendências de maneira geral – algumas das áreas mais procuradas pelas empresas de tecnologia.

 

Outra plataforma que já se tornou referência na formação de profissionais de tecnologia é a Coursera, que conta com inúmeros cursos rápidos chamados de nanodegrees, cursos de graduação completos e até mesmo mestrados em áreas que vão da ciência da computação até engenharia na nuvem.

 

Assim como ocorre com a Class Central, através da Coursera é possível acessar diversas faculdades que oferecem cursos de renome com professores altamente qualificados, como Yale, Universidade de Londres, Universidade de Illinois e Universidade da Califórnia.

 

Além disso, a plataforma também conta com cursos fornecidos por diversas empresas de tecnologia voltados para a qualificação de profissionais em áreas estratégicas. Por exemplo, é possível encontrar um curso da IBM voltado a ensinar os alunos sobre as tecnologias essenciais para negócios modernos com introduções a computação em nuvem, inteligência artificial e ciência de dados.

Cursos online são solução para atender alta demanda por profissionais - Foto: Pixabay/Pixabay License

Novos cursos online devem apresentar opções ainda mais rápidas

 

Além das plataformas que já se solidificaram no mercado de cursos online, nos últimos meses diversas outras empresas começaram a oferecer cursos próprios para preparar profissionais de forma ainda mais rápida.

 

Existem diversas iniciativas recentes que podem ser mencionadas, mas a que mais chamou atenção do universo de TI foi a promessa da Google de substituir o método tradicional de obtenção de diplomas e formar profissionais em apenas 6 meses.

 

Chamado de Google Career Certificates, o novo programa da gigante de tecnologia promete oferecer cursos de curta duração para análise de dados, gerente de projetos e e UX designer.

 

Ainda não se sabe exatamente qual o valor que será cobrado para os novos cursos, mas atualmente o “Certificado Profissional de Suporte de TI do Google” disponível na já mencionada Coursera custa somente 49 dólares (260 reais) por mês. Seguindo essa mesma lógica, o curso completo sairia por cerca de 300 dólares (1,6 mil reais), uma fração de uma educação completa em qualquer universidade paga.

 

Alta demanda deve continuar nos próximos anos

 

A chegada de novas tecnologias e a revolução proporcionada pela chamada indústria 4.0 indica que a necessidade das empresas por profissionais de TI deve continuar em ascensão nos próximos anos.

 

As plataformas já existentes e os novos cursos online criados são uma parte importante da solução para essa questão e os profissionais que se qualificarem no futuro serão bem recompensados por um mercado aquecido.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE