PUBLICIDADE

Enem 2020 recebeu mais de 5 mil solicitações de atendimento para gestantes e lactantes

A partir dessa edição, lactantes vão contar com um tempo adicional de 60 minutos

| MIDIAMAX


Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, 60% dos candidatos são mulheres. Deste percentual, mais de cinco mil participantes solicitaram atendimento especializado voltado para gestantes e lactantes.

 

A partir dessa edição, as participantes em período de aleitamento materno vão contar com um tempo adicional de 60 minutos. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização e aplicação das provas. As gestantes somam 1.661 solicitações, enquanto as lactantes são 3.419.

 

Conforme o edital do Enem, gestantes e lactantes têm direito a recursos de acessibilidade, como sala de fácil acesso, mesa e cadeira sem braços, além de apoio para pernas e pés. No dia da prova, a lactante deverá levar uma pessoa, maior de idade, para ficar com a criança durante o período de provas, em uma sala reservada.

 

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado aos participantes no Enem impresso, com 16 recursos de acessibilidade, inclusive para gestantes e mães em fase de amamentação. Para ter acesso a um desses recursos é preciso fazer solicitação prévia, comprovando a necessidade de atendimento por meio de documento. O resultado para atendimento especializado foi divulgado em 5 de junho.

 
Sobre o Enem 2020
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as provas do Enem 2020 serão aplicadas no início de 2021. Quem for fazer a versão impressa deverá comparecer aos locais de aplicação nos dias 17 e 24 de janeiro, enquanto os que optaram pela modalidade digital farão as provas em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

 

Com o resultado do Enem é possível pleitear bolsa de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), financiar o curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), estudar em uma universidade pública concorrendo pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e, até mesmo, estudar no exterior. Diversas universidades e institutos superior de Portugal aceitam o desempenho no Enem como critério de seleção.



LEIA MAIS

Educação
Enem 2020: encontro debate estratégias técnicas para segurança nos dias de provas
Preparo de logística e posicionamento foram temas da conversa
Educação
Inep divulga resultado da pesquisa Conceito Enade 2019
A avaliação mede a qualidade dos cursos de educação superior no país
Educação
15 de Outubro – Dia do Professor
Educação
ENEM 2020: Estudantes têm até hoje para inserir foto no cadastro
A fotografia deve mostrar o rosto inteiro do participante
Educação
Estudantes com Fies podem suspender pagamentos até o fim da pandemia
Nova resolução amplia benefício enquanto durar estado de calamidade
Educação
Defensoria de MS promove audiência para discutir volta às aulas presenciais na rede pública
Audiência pública acontece de forma virtual e aberta ao público com transmissão no Youtube
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE