15 de Outubro – Dia do Professor


PUBLICIDADE

IVINOTíCIAS/BRASIL ESCOLA

O que de fato se comemora no dia do professor ?

 

Hoje dia 15 de Outubro é comemorado o dia do professor, uma data que veio para homenagear os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um grupo que trabalha desde a educação infantil até o ensino superior. Sabemos que essa profissão é uma das mais importantes para o mundo.

 

Quando foi criado o Dia do Professor?

A origem do dia do professor se deve ao fato de , no dia 15 de Outubro no ano de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país.

 

Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. Alguns tempos depois, mais precisamente por volta do ano de 1947, um professor paulista chamado Salomão Becker, junto com outros três profissionais da área, teve então a ideia de realizar uma confraternização em homenagem aos professores e também na mesma necessidade de uma pausa no segundo semestre.

 

Após passar alguns anos, em 1963 a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que em seu art. 3º, dizia “para comemorar condignamente o dia do professor os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e famílias.


Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE