PUBLICIDADE

Comércio varejista cresce 0,6% em fevereiro, diz IBGE

Alta veio depois da queda de 0,2% na passagem de dezembro para janeiro

| AGêNCIA BRASIL


Foto: © Reuters/Pilar Olivares/Direitos Reservados Economia
PUBLICIDADE

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,6% na passagem de janeiro para fevereiro. Segundo dados divulgados hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta veio depois da queda de 0,2% na passagem de dezembro para janeiro.

 

O varejo também apresentou alta no acumulado de 12 meses (0,4%), mas teve quedas de 2% na média móvel trimestral, de 3,8% na comparação com fevereiro do ano passado e de 2,1% no acumulado do ano.

 

Na passagem de janeiro para fevereiro, o volume de vendas cresceu em quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE: livros, jornais, revistas e papelaria (15,4%), móveis e eletrodomésticos (9,3%), tecidos, vestuário e calçados (7,8%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,8%).

 

Por outro lado, houve quedas nos setores de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%), combustíveis e lubrificantes (-0,4%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,2%).

 

O varejo ampliado, que também mede o comportamento dos setores de materiais de construção e de veículos e peças, cresceu 4,1% em fevereiro na comparação com janeiro. Os veículos, motos, peças e partes avançaram 8,8%, enquanto os materiais tiveram alta de 2% no período.

 

Nos demais tipos de comparação, no entanto, o varejo ampliado teve quedas: média móvel trimestral (-0,5%), comparação com fevereiro de 2020 (-1,9%), acumulado do ano (-2,5%) e acumulado de 12 meses (-2,3%).

 

A receita nominal do varejo cresceu 1,5% na comparação com janeiro deste ano, 6% na comparação com fevereiro do ano passado, 7,4% no acumulado do ano e 6,1% no acumulado de 12 meses. Já a receita do varejo ampliado subiu 4,4% em relação a janeiro, 8,6% na comparação com fevereiro de 2020, 7,7% no acumulado do ano e 3,5% no acumulado de 12 meses.



LEIA MAIS

Geral
Brasil teve 14 mil denúncias de abuso sexual infantil em 2020
Número de abuso sexual, estupro e exploração sexual contra crianças e adolescentes pode ser ainda maior
Geral
Vacina da Pfizer tem mais de 95% de eficácia, aponta estudo
Pesquisa publicada no periódico científico Lancet foi feita com base em dados da campanha de vacinação contra a covid-19 em Israel
LUTO
Ator Paulo Gustavo morre aos 42 anos vítima da Covid-19
Responsável por alguns dos maiores sucessos do cinema nacional, humorista deixa marido e dois filhos
Geral
Danilo Gentili testa positivo para Covid-19: 'Conto com as orações de vocês'
"Praticamente não posso tomar nenhum medicamento", disse o apresentador e humorista em rede social
Geral
Começam inscrições para bolsas remanescentes do Prouni
Prazo vai até esta terça; resultado sai na sexta-feira
Geral
Dólar fecha a R$ 5,45 e tem maior sequência de baixas desde 2016
O dólar à vista caiu 1,67%, a R$ 5,4558 na venda. É a maior baixa percentual diária desde 31 de março (-2,23%)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE