IVINHEMA: Grupo PET Verde Legal e alunas extensionistas da UEMS realizam plantio de mudas no Parque Natural Municipal de Glória de Dourados


PUBLICIDADE

ASSESSORIA

Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

No último dia 20 de abril, o Grupo PET Verde Legal, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Ivinhema organizou e realizou plantio de 200 mudas no Parque Natural Municipal de Glória de Dourados (PNMGD). Na mesma oportunidade, a coordenadora do Plano de Manejo do Parque, profa. Dra. Zefa, Valdivina Pereira, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), alunos da graduação e pós-graduação da UFGD, membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEDS) de Glória de Dourados e alunos e coordenador de uma escola do mesmo município realizaram o plantio de outras 200 mudas produzidas pela equipe do Parque, totalizando 400 mudas plantadas.

 

O PNMGD é uma Unidade de Conservação (UC) criada em 27 de março de 2019 pelo Decreto n.18/2019 com um pouco mais de 19 hectares com objetivos de proteger e recuperar fragmentos de Floresta Estadual Semidecidual, proteger a biodiversidade, propiciar a realização de pesquisas, atividades de Educação Ambiental e visitação pública, entre outros. O primeiro Plano de Manejo do PNMGD, elaborado sob a coordenação da profa. Dra. Zefa Valdivina Pereira, foi aprovado este ano pela Portaria Municipal Nº 042 /2024 e prevê algumas intervenções de plantio. Assim, o Grupo PET Verde Legal, que atua desde 2010 com a produção de mudas nativas, tem acompanhado e auxiliado nas atividades desenvolvidas nesta UC.

 

O evento contou ainda com a participação de Olácio M. Komori, coordenador do CETAF Centro de Formação e Apoio Tecnológico para Agricultura Familiar, que apresentou um breve relato sobre a história, importância e perspectivas do PNMGD.

 

Ressaltamos a participação de bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) da UEMS, Daniel Silva Leite, Dayane F. S. A. Justino, Eliane M. Lopes May, Éllen C. Dias de Lima, Júlia Gonçalves Militão, Juliana Araújo de Souza, Grasielly D. V. Silva, das alunas da disciplina Seminários de Extensão, Elanie Cardozo de Souza e Taís F. S. Lima e das professoras Dra. Bárbara Angélio Quirino e Dra. Glaucia Almeida de Morais no evento. Agradecemos o apoio da Prefeitura de Glória de Dourados, da UFGD e da IVIBIO que viabilizaram o transporte/combustível e alimentação aos participantes.

 

As áreas que estão sendo recuperadas agregarão valor ecológico ao Parque e beneficiarão a qualidade de vida de toda comunidade gloriadouradense. Muitos moradores da região podem ter participado do processo de retirada da vegetação original para a implantação de lavours, das nossas cidades e demais infraestruturas, ações que aconteceram em poucos dias ou meses, de forma espantosa, quase instantânea. Entretanto, realizar o replantio de uma floresta é um trabalho lento, que começa meses antes de uma muda estar apta a ir para o campo, e o resultado é gradual, demanda inúmeros cuidados e pode não despertar o interesse geral de uma comunidade, mas é compensador saber que estamos “(re)construindo” lares de inúmeras espécies, fornecendo alimento e abrigo, contribuindo o regime hídrico e com a saúde ambiental de uma região. E TODOS podem participar.



Nos siga no




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE